Partilhar

Como o Facebook ganha dinheiro

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como o Facebook ganha dinheiro
Imagem: dinheiroeblog.com

Todos os dias milhares de pessoas acedem ao Facebook, sendo que esta rede social tem, atualmente, 1 bilhão de usuários ativos e uma receita de mais de 7 bilhões, em crescimento. Apesar de alguns boatos espalhados pela rede social, o Facebook sempre foi e continua sendo gratuito e, olhando para todo este lucro, é natural que em algum momento nos perguntemos: mas como o Facebook ganha dinheiro? De forma a responder a essa sua curiosidade, preparamos este artigo em umComo.com.br. Continue lendo para descobrir!

Também lhe pode interessar: Como enviar dinheiro pelo PayPal

Publicidade

Um dos segredos é que, tal como tantos outros negócios na internet, o Facebook retira o seu lucro da publicidade. E esta não é uma publicidade qualquer, pois qualquer pessoa, entidade ou marca que pretenda divulgar os seus serviços nesta rede social, sabe que terá grandes índices de sucesso. Isto acontece porque, além possibilidade que o publicitador tem no momento da criação do próprio anúncio de dirigir o anúncio ao seu público alvo de forma eficaz, diariamente são milhares as pessoas que acessam o Facebook, veem publicidade nele e eventualmente clicam. Os usuários são "caçados" nas publicidades existentes no Facebook quase sem darem por isso, ou porque veem seus amigos fazendo o mesmo ou porque lhes parece algo muito natural. De cada vez que clicam em uma ligação dessa publicidade, estão gerando lucro para a empresa que publicita e também para o próprio Facebook, que hospeda essa publicidade.

Como o Facebook ganha dinheiro - Publicidade

Créditos

No Facebook também existe uma moeda virtual com a qual os usuários podem comprar privilégios em jogos, itens virtuais em aplicativos ou presentear seus amigos. Existe até a possibilidade, em alguns países, de adquirir cartões-presente de créditos em lojas físicas, tal como acontece com a Playstation! Você adquire créditos de Facebook por meio de pagamento (via cartão de crédito, celular, etc) e, de cada vez que você faz o câmbio de seu dinheiro real para dinheiro virtual no Facebook, é-lhe cobrado uma taxa, que representa um lucro para esta rede social.

Como o Facebook ganha dinheiro - Créditos
Imagem: gobankingrates.com

Oferta Pública Inicial

Existe também outra forma de gerar receita que ocorre fora do Facebook: a venda de ações. Essa atividade foi iniciada em Maio de 2012 pelo Facebook Inc. e rapidamente atingiu os 104 bilhões de dólares, tendo este fenômeno, inédito na área da tecnologia e internet, gerado várias especulações e polêmicas. São muitas as empresas e pessoas individuais que compram uma porção das ações do Facebook e isso significa, para a rede social, investimento e, para essas entidades e pessoas, ganho de uma parte dos lucros do Facebook.

Como o Facebook ganha dinheiro - Oferta Pública Inicial
Imagem: upanesh.kemperfitness.com

Compra de empresas

Não é novidade que o Facebook tem vindo a comprar pequenas e grandes empresas ligadas à área da internet, tais como a empresa de tecnologia de realidade virtual Oculus VR e os populares aplicativos Instagram e WhatsApp. Apesar do gasto de grandes valores para adquirir estas empresas, o investimento compensa muito dado à dimensão que elas já tinham adquirido, da qual a rede social passa agora a beneficiar sob forma de ganho de receitas geradas pelos usuários.

Como o Facebook ganha dinheiro - Compra de empresas
Imagem: appleinsider.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o Facebook ganha dinheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como o Facebook ganha dinheiro

Como o Facebook ganha dinheiro
Imagem: dinheiroeblog.com
Imagem: gobankingrates.com
Imagem: upanesh.kemperfitness.com
Imagem: appleinsider.com
1 de 5
Como o Facebook ganha dinheiro

Voltar ao topo da página