Partilhar

Como negociar a hipoteca com o banco

Como negociar a hipoteca com o banco
Imagem: elconfidencial.com

Diz-se que a última coisa que deixamos de pagar é a hipoteca. A frase não está isenta de razão. O problema é que devido à situação que atravessa a economia, muitas famílias se encontram com a corda ao pescoço e ainda mais quando têm que pagar a hipoteca da casa. Se você se identifica com esta situação e pretende ir ao banco a renegociar a hipoteca de sua casa, em umComo propomos a você alguns passos para que saiba como negociar a hipoteca com o banco.

Também lhe pode interessar: Como negociar o preço de compra de uma casa
Passos a seguir:
1

Não pense duas vezes e dirija-se ao banco. Lembre-se do velho ditado 'Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje'. Pois quando se trata de uma questão financeira, o melhor é seguir o conselho á risca e comunicar à instituição bancária qualquer mudança na situação financeira da família.

Como negociar a hipoteca com o banco - Passo 1
Imagem: integralocal.es
2

Se o problema não tiver sido comunicado anteriormente, certamente o terá começado a se dar conta dele. Principalmente se o titular da conta começar a receber rendimentos do serviço nacional de desemprego e não de sua empresa anterior.

3

Certifique-se que, ao negociar com o banco, encontra uma fórmula que lhe permita pagar as dívidas. Peça ao assessor financeiro que lhe forneça todas as opções possíveis.

4

Se não confia no que lhe dizem, entre as soluções que o banco lhe pode oferecer para pagar a hipoteca estão: alongar o prazo da hipoteca, o que permitirá a redução das prestações mensais; autorização para que, durante esse período, o hipotecado só pague os juros do empréstimo; há bancos que concedem uma moratória de 3 anos do pagamento da hipoteca, ou seja, um adiantamento do prazo estipulado para o pagamento.

5

Outra opção que pode ser negociada com o banco é a obtenção de uma quitação, um cancelamento total ou parcial de uma dívida por parte do credor. Algumas entidades estão dispostas a conceder uma quitação quando o cliente pode dispor de um montante em dinheiro, ainda que seja inferior à dívida pendente. Também estão propensos a esta negociação, se o cliente encontrar um comprador para a moradia.

Imagem: duplexpisos.com
6

Por último, se o cliente não puder pagar a casa, os bancos podem utilizar a fórmula da caução em pagamento, pela qual o cliente poderá entregar a casa ao banco se for comprovado que é incapaz de devolver o empréstimo concedido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como negociar a hipoteca com o banco, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como negociar a hipoteca com o banco

Como negociar a hipoteca com o banco
Imagem: elconfidencial.com
Imagem: integralocal.es
Imagem: duplexpisos.com
1 de 3
Como negociar a hipoteca com o banco

Voltar ao topo da página