Partilhar

Como não me atrasar para o trabalho

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como não me atrasar para o trabalho

Está sempre chegando atrasado ao trabalho? Esse é um péssimo hábito que pode fazer você ser visto como uma pessoa pouco profissional ou desleixada. Além disso, o estresse que a falta de pontualidade provoca é grande pois faz com que você tenha de correr para todo o lado. Se gostaria de ser uma pessoa mais pontual, existem alguns truques para fazer isso acontecer, mesmo que essa não seja uma característica natural em você.

Para descobrir como não me atrasar para o trabalho e ser um funcionário exemplar, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como usar o celular no trabalho
Passos a seguir:
1

Planeje a semana

Para não se atrasar para o trabalho, é bom fazer um planejamento de toda a semana no domingo. Agende seus compromissos e tarefas, definindo as suas prioridades e estabelecendo um dia e uma hora para executá-los. Programar os seus dias com antecedência faz com que a sensação de desorganização diminua.

Marque o tempo que demora o seu banho, a duração do café da manhã, o tempo que demora para se arrumar e qualquer coisa que você faça antes de sair de casa. Assim, você pode organizar melhor o seu tempo e concluir as atividades sem se atrasar.

Como não me atrasar para o trabalho - Passo 1
2

Prepare as coisas para o dia seguinte

Se costuma demorar algum tempo a escolher a roupa para o dia seguinte, a arrumar documentos para levar para o trabalho, a responder e-mails ou até a preparar comida, o melhor é fazer tudo isso na noite anterior. Deixar as coisas minimamente preparadas faz com que você economize muito tempo de manhã e consiga chegar a horas.

Escolher a roupa é algo particularmente demorado, especialmente para mulheres. Por isso, o ideal é decidir que sapato combina com essa blusa no dia anterior e não ficar olhando para o armário durante meia hora no dia seguinte.

Se costuma ficar procurando o celular ou as chaves de casa antes de sair para o trabalho, garanta que isso está tudo pronto à saída de sua casa para que possa simplesmente pegar e sair.

3

Saia da cama a horas

Apesar de esse parecer um conselho óbvio, esse é um dos mais difíceis de cumprir. O botão soneca é sue inimigo, assim como o despertador no celular. O ideal é colocar o despertador bem longe da cama, para que tenha de se levantar para o desligar. Quando chegar ao aparelho, já vai estar fora da cama e mais acordado. Quando se levantar, alongue os músculos e lave o rosto para despertar ainda mais facilmente.

Ficar conferindo as redes sociais no smartphone ou assistindo TV na cama também é um péssimo hábito que faz você perder tempo logo pela manhã. Os minutos extra definem uma atraso que se perpetua por todo o dia, fazendo você perder tempo.

Dica: Confira essas dicas e saiba como acordar quando o despertador toca.

4

Respeite seu sono

Se você chega frequentemente atrasado ao trabalho porque tem dificuldade em se levantar, o mais certo é não estar dormindo as horas suficientes para repôr sua energia. O corpo necessita de um período entre 6 e 8 horas para ficar bem descansado, sendo que as mulheres necessitam de um período de sono maior do que o dos homens.

Dormir o suficiente ajuda a acordar com mais energia de manhã, evitando o botão soneca e a birra para começar o dia.

Dica: Dê uma olhada nesse artigo para saber como conciliar o sono facilmente.

5

Fique de olho no relógio

Se você não costuma conferir o relógio enquanto se está preparando para o trabalho, deve começar já. Saber as horas exatas ajuda a evitar que você perca a noção do tempo, chegando atrasado ao trabalho. Um truque para estar informado do horário é usar um relógio de pulso ou colocar relógios na parede e por toda a casa.

Assim, você saberá quando faltam dez minutos para sair de casa e vai apressar suas tarefas para chegar ao trabalho a horas. Se você deixar seus relógios adiantados, ainda melhor. 10 minutos bastam para que você ganhe tempo e evite chegar atrasado, não é mesmo? Assim, se chegar 10 minutos mais cedo ao trabalho será visto como um funcionário exemplar e, se se atrasar 10 minutos, chegará a horas. Um exemplo de pontualidade!

6

Descobriu como não me atrasar para o trabalho? Confira também esses artigos que podem fazer de você uma pessoa mais organizada:

Como ser uma pessoa organizada

Como ser mais organizado no trabalho

Como preparar uma apresentação

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como não me atrasar para o trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como não me atrasar para o trabalho

Como não me atrasar para o trabalho
1 de 7
Como não me atrasar para o trabalho

Voltar ao topo da página