Partilhar

Como morar no Uruguai

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como morar no Uruguai

Sendo um dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, pode ser que você já tenha pensado em se mudar para o Uruguai. A capital do país é Montevidéu, sendo a cidade onde se concentra mais de metade da população e onde poderá encontrar a maioria das empresas e oportunidades de trabalho. O Uruguai tem uma infra-estrutura de serviços bem desenvolvida, contando com grandes redes de bancos, hospitais, centros comerciais, entre outros serviços. Para além disso, sendo um país vizinho do Brasil e fazendo fronteira com o Rio Grande do Sul, os costumes são idênticos aos do Sul do Brasil, por isso se você é desta região não estranhará tanto a mudança. Se você está pensando em se mudar para o Uruguai, continue lendo este artigo de umComo em que explicamos tudo o que precisa saber para morar no Uruguai.

Também lhe pode interessar: Como morar em Porto Rico

Solicitar residência permanente no Uruguai

Para os brasileiros que pretendam se estabelecer no Uruguai por um período maior do que o permitido pelo visto, que normalmente é de 90 dias, é necessário solicitar residência permanente no país. Como o governo do Uruguai possui um acordo com o governo brasileiro, a entrada de brasileiros no Uruguai é facilitada. Com este acordo o cidadão brasileiro pode solicitar a residência permanente no Uruguai sem ter necessariamente ainda um contrato de trabalho. Através da residência permanente, o cidadão brasileiro obtém o documento de identidade uruguaio, que tem o nome de Cédula de Identificación, que o habilita a viver e a trabalhar legalmente no país.

Para obter a residência permanente no Uruguai, você deve se dirigir ao Ministerio de Relaciones Exteriores com a seguinte documentação:

  • Passaporte.
  • RG.
  • Certidão de nascimento, não precisa de ser traduzida apenas reconhecida pelo consulado brasileiro com um carimbo do consulado.
  • Uma carteira de saúde do Uruguai que comprove que está tudo bem com o seu estado de saúde.
  • Atestado de residência, que pode ser emitido em qualquer delegacia com a presença de 2 testemunhas maiores de 18 anos.
  • Antecedentes criminais.
  • 2 fotos 3x4.

Qualquer brasileiro que pretenda morar no Uruguai pode solicitar a residência permanente, sendo que o processo é bastante simplificado e você pode obter a residência em 30 dias, em média.

Moeda e idioma no Uruguai

A moeda oficial do Uruguai é o peso uruguaio. O ideal é que você faça o câmbio do real para o peso uruguaio ainda antes de ir, de maneira a chegar com a moeda local em mãos. Caso isso não seja possível, pode fazer o câmbio no aeroporto ou em casas de câmbio. Saiba que também é possível usar reais em determinadas lojas e restaurantes habituados a receber turistas, mas o ideal é que faça logo o câmbio para a moeda local. Para ter uma ideia do valor da moeda do Uruguai, R$ 1 equivale a 8,50 UYU (pesos uruguaios).

O idioma oficial do Uruguai é o espanhol ou castelhano, que é falada pela grande maioria dos habitantes. Por isso, certifique-se que antes de fazer a mudança para este país frequenta algum curso presencial ou online para conseguir melhores oportunidades de trabalho. Saber a língua local irá abrir-lhe um novo mundo de oportunidades de trabalho. Apesar de no Uruguai não existir uma segunda língua oficial, muitos habitantes têm o inglês como segunda língua, uma vez que este é ensinado em todos os anos do ensino médio.

Como morar no Uruguai - Moeda e idioma no Uruguai

Trabalho na Colômbia

Primeiro que tudo, você deve saber que para conseguir um emprego no Uruguai na sua área de atuação é preciso saber falar espanhol. Mesmo que você vá para um cargo em que trabalhe com o mercado brasileiro, você precisa do espanhol para comunicar com colegas de trabalho e chefias. Por isso, o ideal é sair já do Brasil com um nível avançado de espanhol para conseguir emprego na sua área.

Caso isso não aconteça, uma opção à qual muitos brasileiros recorrem é aceitar vagas no início para trabalhar em call centers com português fluente. Assim, você consegue ganhar algum dinheiro enquanto aperfeiçoa o seu espanhol e se inscreve em algum curso. Depois poderá procurar um trabalho melhor e na sua área. Na hora de procurar vagas de trabalho no Uruguai, sites como CompuTrabajo, Gallito, BuscoJobs e LinkedIn, podem ser de grande ajuda. Para além disso, você deve traduzir o seu currículo para espanhol e enviar sempre a sua candidatura em espanhol e cadastrar o seu currículo em sites de emprego também na língua local, assim estará aumentando as chances de ser contatado.

Os salários no Uruguai são mais baixos do que os praticados nas grandes cidades no Brasil, no entanto a diferença de salários entre os diferentes cargos é baixa. Apesar dos salários serem menores, é possível viver bem com o que se ganha. De momento, o salário mínimo no Uruguai é de 11.150 pesos uruguaios, o que equivale a cerca de R$ 1.296.

Como morar no Uruguai - Trabalho na Colômbia

Custo de vida na Colômbia

Dependendo da região e do estilo de vida que você optar, o custo de vida pode variar. Se compararmos o custo de vida do Uruguai com as principais capitais do mundo, podemos dizer que é alto, mas tudo depende do que você escolher. Se você morar no centro e partilhar casa com outra pessoa, aí você consegue poupar no aluguel e na alimentação, se também partilharem as despesas de alimentação. Agora se você optar por morar sozinho em um bairro nobre, então o custo será maior. Os bairros que formam a rambla são os mais caros, enquanto que os bairros centrais e mais afastados da faixa do Rio da Plata são os mais baratos. É importante referir que a alimentação no Uruguai representa a grande parte das despesas para quem vive no país.

Quanto aos transportes no Uruguai, eles são eficientes existindo muitas linhas de ônibus. Os preços dos transportes são um pouco mais baratos do que os praticados no Brasil. Os táxis são uma opção bastante utilizada por terem preços bastante acessíveis, mais baratos que no Brasil.

O Uruguai foi considerando um dos melhores países em qualidade de vida da América Latina, por isso tenha isto em conta quando pensar em morar no Uruguai.

Saúde e segurança no Uruguai

O nível de segurança, apesar de ter diminuído nos últimos anos, ainda é bastante elevado. Quanto a vacinas necessárias para entrar no Uruguai, saiba que não existem vacinas especiais necessárias para ingressar no país, uma vez que o paí possui um alto nível de qualidade sanitária. Aliás, o sistema de saúde do Uruguai foi considerado como um dos três melhores do mundo, possuindo um sistema de saúde privado e público.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como morar no Uruguai, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como morar no Uruguai

2 comentários
Aricelis Andrade
Olá, sou professora aposentada (Estado de São Paulo) gostaria muito de morar no Uruguai será que terei dificuldades em conseguir residência permanente. Grata Aricelis.
A sua avaliação:
ANANIAS AMERICO
Ola, sou Militar Aposentado(MARINHA DO BRASIL) terei algum impedimento para tentar solicitar uma residência permanente no Uruguai??

Como morar no Uruguai
1 de 3
Como morar no Uruguai

Voltar ao topo da página