Como morar na República Dominicana

Como morar na República Dominicana

Já pensou em viver no paraíso? Assim se carateriza a República Dominicana, o segundo maior país do Caribe, com um clima tropical durante todo o ano e praias simplesmente fantásticas e paradisíacas. A economia da República Dominicana está em vias de desenvolvimento, sendo que é dependente principalmente do turismo. Por isso, se o turismo é a sua área, talvez morar na República Dominicana possa ser uma boa opção para si, conseguindo assim conciliar o trabalho dos seus sonhos com uma região paradisíaca. Entrar na República Dominicana é relativamente fácil para um brasileiro, assim como conseguir um trabalho, visto que não existe muita burocracia envolvida. Se você está pensando em morar na República Dominicana, então não perca este artigo de umComo em que lhe explicamos tudo o que precisa saber, quais os documentos necessários para entrar no país para viver e trabalhar legalmente, assim como informações sobre a moeda, idioma, custo de vida, saúde e segurança e trabalho.

Requisitos de entrada na República Dominicana

Para ingressar na República Dominicana são necessários os seguintes documentos:

  • Passaporte válido - a sua apresentação perante as autoridades migratórias será obrigatória para qualquer estrangeiro que viaje para a República Dominicana.
  • Cartão de Turista - este trata-se, na realidade, de um imposto que o país cobra àqueles que o visitam. Este cartão pode ser obtido facilmente em qualquer aeroporto dominicano na chegada à República Dominicana. Por vezes, a própria companhia aérea ou agências de viagens incluem o cartão de turista ao pacote de férias. Este cartão só é necessário caso a entrada no país seja para fins turísticos.
  • Visto - cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar na República Dominicana, apenas de um passaporte válido. Caso este não seja o seu caso, precisará de um visto para morar na República Dominicana. Existem diferentes tipos de vistos para ingressar na República Dominicana: visto de turismo, de negócios, estudo e residência. Os vistos deverão ser solicitados no Consulado ou na Embaixada da República Dominicana que se encontrar no seu país. Cada tipo de visto serve para um caso em concreto, sendo que cada um deles tem uma duração diferente consoante seja a sua aplicação. Os vistos podem ser emitidos para uma ou várias entradas e podem ser estendidos até 60 dias.

Moeda e idioma na República Dominicana

A moeda oficial da República Dominicana é o peso dominicano (DOP). Você pode fazer o câmbio ainda antes de ir ou à chegada no aeroporto, para além disso também poderá fazer a troca de moeda em casas de câmbio. Saiba que o dólar e o euro são aceites em muitos locais, porém deve ter cuidado para não ser enganado ao fazer o câmbio de valores, para além disso poderão oferecer um câmbio menos favorável. Por isso, certifique-se antes dos valores, para não correr o risco de ser enganado. Para ter uma ideia do valor da moeda da República Dominicana, R$ 1 equivale a 11,95 DOP (pesos dominicanos).

A língua oficial da República Dominicana é o espanhol, porém muitos dos funcionários principalmente de hotéis e de serviços turísticos falam inglês, pois trata-se de um destino turismo. Por isso, se você quer morar na República Dominicana é bom que já tenha um bom nível de espanhol, pois isso será necessário para comunicar com os seus colegas de trabalho e chefes. Para além disso e, uma vez que se trata de um destino turismo, quantos mais idiomas você souber, mais chances terá de conseguir um trabalho. Mas tenha em conta que saber a língua local irá abrir-lhe todo o novo mundo de oportunidades de trabalho.

Trabalho na República Dominicana

Na República Dominicana existem várias empresas norte-americanas, especialmente em Santo Domingo e no Distrito Nacional, pelo que se você dominar o inglês poderá ter grandes chances de conseguir um trabalho no país, principalmente na área de call centers. Mas, caso você esteja pensando em criar um negócio na República Dominicana, saiba que uma das vantagens de fazer negócios no país é a abundante mão de obra que existe, com trabalhadores altamente qualificados e não qualificados. Entre a população jovem você vai encontrar muito talento, incluindo um grande número de trabalhadores bilíngues.

Encontrar trabalho na República Dominicana para um brasileiro não é muito difícil, pois as empresas nem visto requerem. Mas se você não dominar bem a língua local, uma dica é conseguir um trabalho que requeira o português e, enquanto isso ir aprendendo a língua frequentando aulas locais. Uma vez que domine a língua local, poderá conseguir facilmente um trabalho melhor e mais na sua área. É importante que faça a sua busca por trabalho ainda mesmo antes de ir para a República Dominicana, assim vai começando a se inteirar sobre os requisitos que as empresas pedem assim como que tipo de trabalhos poderá encontrar facilmente no país.

O salário vai depender do setor de atividade em que estiver trabalhando e do tamanho da empresa. Mas, para ter uma ideia, o salário mínimo na República Dominicana é de $4900 pesos dominicanos por mês, o que equivale a $396,56 reais.

Custo de vida na República Dominicana

A parte financeira é uma das grandes vantagens de você ir com reais para a República Dominicana, pois como o real é mais valorizado do que o peso dominicano, com a mesma quantia você consegue comprar mais produtos e serviços. Mas, claro que, uma coisa é viajar para o país de férias e outra é ir morar na República Dominicana. Para ter uma diferença das diferenças, saiba que na República Dominicana o custo em relação a habitação é 20% mais baixo que no Brasil. Já os custos relacionados com transportes, são 10% mais baixos do que no Brasil. Os custos com entretenimento e cuidado pessoal também são mais baixos, sendo 13% mais baixo no caso do primeiro e 5% mais baixo no segundo. No entanto, a comida e a roupa são mais caras na República Dominicana do que no Brasil.

Vacinas e segurança

Não existe nenhuma vacina legalmente obrigatória para ir para a República Dominicana. No entanto, as autoridades sanitárias recomendam ter em conta algumas vacinas, tais como as seguintes:

  • Febre tifoide - para reduzir o risco de contrair esta doença se permanecer ou visitar zonas rurais com más condições de higiene, especialmente relacionadas com fatores como a qualidade de água ou a manipulação de alimentos.
  • Hepatite A e B - se nunca antes levou uma vacina contra esta doença nem nunca sofreu dela, então é especialmente recomendável caso vá levar a cabo alguma atividade de risco.
  • Dengue - esta vacina é recomendável apenas para aquelas pessoas que forem visitar zonas rurais pouco turísticas do país.
  • Tétano e difteria - esta é uma doença de distribuição mundial, pelo que tomar a vacina como modo de prevenção é bastante aconselhável.

Durante a sua permanência na República Dominicana, deve ter cuidado e beber água apenas engarrafada e, nunca beber qualquer tipo de água doce que apresente o mínimo risco de estar contaminada.

A República Dominicana é um dos países com menores índices de criminalidade na região, no entanto é sempre bom tomar algumas precauções, tal como acontece quando você viaja para qualquer outra parte do mundo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como morar na República Dominicana, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.