Partilhar

Como morar na Colômbia

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como morar na Colômbia

A Colômbia é considerada a quarta maior economia da América Latina e, por isso mesmo, pode ser uma excelente opção se você está pensando em sair do país. Este é um país vizinho ainda muito pouco explorado pelos brasileiros, mas que pode ser uma boa escolha para emigrar dada a sua facilidade de entrada para os brasileiros. A maioria das pessoas ainda tem uma visão da Colômbia como sendo um país inseguro, de instabilidade política e de tráfico de droga, mas a verdade é que todos estes estigmas já estão bem longe. Para além disso, se você está procurando aprender espanhol, nada melhor que morar na Colômbia para aprender melhor o idioma. Se você está pensando se mudar para o país vizinho, então continue lendo este artigo de umComo em que explicamos como morar na Colômbia. Vamos explicar tudo o que você precisa saber, desde o custo de vida, trabalho, moeda e o que você precisa para se mudar.

Também lhe pode interessar: Como morar na República Dominicana

Documentos necessários para morar na Colômbia

Como já referi no início, entrar na Colômbia para um brasileiro é muito fácil, pois não é necessário visto. Para além disso, para viajar o brasileiro também não precisa sequer de passaporte, sendo possível entrar no país vizinho apenas com a carteira de identidade (RG). É importante referir que, documentos como certidão de nascimento, CPF ou carteira de motorista não são aceites.

Mas se você é português e pretende emigrar para a Colômbia, saiba que a situação é outra. Neste caso é necessário passaporte e documento de identificação para entrar na Colômbia, para além de ser necessário um visto. Este visto pode ser requerido na Embaixada da Colômbia em Portugal ou na Colômbia junto dos serviços de estrangeiros. Para conseguir este visto, terá que apresentar um contrato de trabalho, um certificado da Câmera do Comércio que constate a legalidade da empresa que o contratou e uma carta da empresa que demonstre que esta se responsabiliza pelo seu regresso ao país de origem depois de terminada a validade do visto.

Moeda e idioma na Colômbia

A moeda oficial da Colômbia é o peso colombiano. É importante que você saiba que só pode fazer a troca de reais por pesos na Colômbia, no aeroporto ou em casas de câmbio. Para além disso, o comércio local não aceita reais ou dólares como pagamento, por isso certifique-se de fazer o câmbio assim que chegar ao país. Deve evitar trocar o dinheiro na rua, com vendedores que ficam na porta das casas de câmbio, pois pode acabar por ser enganado e ficar com notas falsas. Para ter uma ideia do valor da moeda, R$ 1 equivale a 835,10 COP (pesos colombianos). Já 1 EUR equivale a 3,456,25 COP (pesos colombianos).

O idioma oficial da Colômbia é o espanhol, por isso convém que antes de se mudar para a Colômbia frequente algum curso para aprender pelo menos as bases da língua. Uma dica para aprender espanhol sem qualquer custo é se cadastrar no portal online Duolingo. Saiba mais no nosso artigo Como se cadastrar no Duolingo.

Como morar na Colômbia - Moeda e idioma na Colômbia

Trabalho na Colômbia

Conseguir trabalho na Colômbia parece ser uma tarefa não muito difícil e, o ideal é começar a sua busca mesmo antes de ir. Primeiro que tudo, você deve saber que poderá encontrar alguns trabalhos com exigência de português, por isso deve começar por procurar estes trabalhos se o espanhol ainda não for o seu forte. O site CompuTrabajo é um dos maiores sites de procura de emprego na Colômbia que é atualizado todos os dias, por isso poderá começar por fazer a sua procura aqui e enviar a sua candidatura.

Quanto ao salário médio na Colômbia, isso vai depender da região do país para a qual for e da dimensão da empresa. No entanto, saiba que a grande maioria das empresas que contrata estrangeiros já faz ofertas de remunerações acima da média. O salário mínimo pode variar entre os 559.000 COP (pesos colombianos), o que equivale a R$ 649,30, e os 2.350.000 COP (pesos colombianos), o que equivale a R$ 2.729,60, dependendo da sua formação acadêmica. Para tirar dúvidas sobre o nível salarial que deve exigir para um determinado cargo, deverá consultar o Tusalario.org. Trata-se de uma base de dados com as remunerações mais comuns para cada profissão, assim na hora de responder à pergunta sobre a pretensão salarial em entrevistas já saberá o que responder.

Como morar na Colômbia - Trabalho na Colômbia

Custo de vida na Colômbia

O custo de vida na Colômbia é outro fator que vai depender da zona do país que estiver. Em comparação com o Brasil e Portugal, o custo de vida na Colômbia é, por norma mais barato no que diz respeito a alimentação e transportes. Por outro lado, os preços das casas são um pouco mais elevados, mas claro que depende sempre da zona para a qual for morar, existindo possibilidades para todos os bolsos. Para conseguir fazer melhor estas comparações do custo de vida entre a cidade em que está a viver e a cidade para qual pretende morar na Colômbia, pode consultar o site expatistan.com que lhe faz a comparação do custo de vida entre cidades. Para ficar com uma ideia das diferenças, fizemos uma comparação no site entre viver no Rio de Janeiro e a cidade de Bogotá na Colômbia. Como resultado obtivemos que viver no Rio de Janeiro é 38% mais caro que em Bogotá na Colômbia. Para além disso, no Rio de Janeiro:

  • A comida é 27% mais cara.
  • A casa é 30% mais cara.
  • A roupa é 11% mais cara.
  • Os transportes são 47% mais caros.
  • O entretenimento é 64% mais caro.
  • O cuidado pessoal é 40% mais caro.

Para arrendar e comprar casa na Colômbia, pode consultar o portal imobiliário Viva Real, um dos portais de referência. Aqui poderá ficar com uma noção dos preços praticados e, procurar por casa na Colômbia.

Como morar na Colômbia - Custo de vida na Colômbia

Saúde e segurança na Colômbia

Antes de ir morar para a Colômbia é preciso tomar a vacina contra a febre amarela. Esta vacina deverá ser levada 15 dias antes de viajar para a Colômbia. Caso você vá visitar parques naturais e regiões selváticas, também é recomendável tomar as vacinas antitetânicas e contra a hepatite A e B. Uma vez que vai morar na Colômbia, é importante que saiba que deve ter cuidado ao beber água. Apenas na cidade de Bogotá poderá beber água da torneira. Em outras cidades o melhor é evitar beber água sem filtrar e, em zonas rurais e cidades pequenas deverá comprar água mineral.

Quanto aos sistemas de saúde existentes na Colômbia, existe o sistema de saúde pública e o sistema privado, sendo ambos opções válidas. No entanto, são totalmente diferentes no que diz respeito a custos e tempos de espera, sendo o sistema privado mais vantajoso a nível de espera mas mais dispendioso. É recomendável que, antes de se mudar faça um seguro de saúde que cubra o maior número possível de riscos.

Os problemas de insegurança no país têm sido ultrapassados, sendo que agora a segurança é totalmente o oposto ao que era há anos atrás. No entanto, como cidadão estrangeiro deverá ter os cuidados normais de quando visita um país que desconhece.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como morar na Colômbia, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como morar na Colômbia

1 comentário
A sua avaliação:
Antonio Pereira
sou fotografo ambulante todo trabalho será que consigo clientelas ai na Colombia? grato

Como morar na Colômbia
1 de 4
Como morar na Colômbia

Voltar ao topo da página