Como morar em Fernando de Noronha

Como morar em Fernando de Noronha

Muitos turistas que visitam o arquipélago de Noronha têm o desejo de se mudarem para lá. Belezas naturais e tranquilidade são os principais atrativos, porém, poucos são os que podem se tornarem residentes fixos. Portanto, para saber como morar em Fernando de Noronha veja em que situações isso é possível com as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o tema.

Fernando de Noronha é a única região habitada do arquipélago ao qual pertence e que conta com outras 20 ilhas, sendo que faz parte do estado de Pernambuco e está a 545 km da capital Recife. O centro comercial da ilha é a Vila dos Remédios, onde trabalha parte da população, formada por 2.930 habitantes de acordo com o senso de 2015. Desde 1988, uma grande área do arquipélago foi declarada Parque Nacional, assim, apenas 30% da ilha principal está ocupada.

Por isso, pensar em morar em Fernando de Noronha é relativamente difícil, já que hoje em dia, somente pode se tornar um residente fixo pessoas que preencham alguns requisitos. Entre eles, ser parente de primeiro grau de uma pessoa que já resida na ilha, como pai e mãe, ou casar com um morador fixo da ilha. Mesmo quem trabalha em Fernando de Noronha não é um residente fixo, mas sim, um morador temporário ou flutuante, como são chamados.

Além disso, é possível fixar moradia as pessoas que estiverem na ilha há mais de sete anos, dessa forma, recebem a carteira de morador. Isso significa que os médicos, professores e demais profissionais que são contratados para trabalhar no arquipélago podem se considerar residentes somente após completarem o período de estadia indicado. Da mesma forma, os funcionários de hotéis e restaurantes que, em princípio, moram na ilha apenas enquanto estiverem contratados.

Outra forma de morar em Fernando de Noronha, mesmo que temporariamente, é ser contratado para atividades na área ambientalista, como prestando os serviços necessários aos cuidados com os tubarões, golfinhos, tartarugas e aves. Já quem gostaria de trabalhar no quadro técnico da administração pública da ilha deve estar atento aos processos seletivos, que são divulgados no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

Essas são as formas legais de residir em Fernando de Noronha, mas também há quem use as brechas para fixar moradia na ilha. Uma delas é entrar no lugar como turistas e depois que expirar o seu prazo para que continue por lá se “perder”, vivendo da ilha de maneira ilegal, digamos assim. Porém, a qualquer momento essa pessoa pode ser descoberta, até mesmo por denúncias, e ser mandado embora, além de ter que pagar uma multa pela estadia prolongada sem autorização.

Outra forma de burlar as restrições de moradia na ilha é se alguém pretende abrir um negócio em Fernando de Noronha. Nesse caso, o mais indicado é que se associe a uma pessoa da ilha com moradia fixa e assim terá carta branca para entrar e sair quando quiser. De qualquer maneira, quem pensa em morar no arquipélago, seja pelas formas legais ou nem tanto, deve conhecer o lugar antes de tomar essa decisão. Embora tenha alguns dos cenários mais belos do mundo, nem tudo é o paraíso. Como em qualquer outro lugar existem problemas sociais que podem ofuscar um pouco a beleza local.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como morar em Fernando de Noronha, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.