Partilhar

Como montar uma loja online com Prestashop

Nos últimos anos a plataforma Prestashop se transformou no Wordpress das lojas online. Isto é, uma solução gratuita, intuitiva e prática para todas aquelas pessoas sem grandes conhecimentos de programação. Seguindo alguns primeiros passos muito básicos, é fácil ter a sua loja on-line funcionando em poucos minutos. Continue lendo se quiser saber como montar uma loja online com Prestashop.

Também lhe pode interessar: Como abrir uma loja on-line
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deverá fazer para montar uma loja online com Prestashop, é fazer o download da última versão do Prestashop em português através do seu site oficial.

2

Descompacte o arquivo que acaba de baixar e coloque o conteúdo da pasta Prestashop no diretório raiz do seu hosting, através de um cliente FTP. Para isso você pode usar, por exemplo, o Filezilla. Leve em consideração que você tem que colocar o conteúdo da pasta, não a pasta em si mesma. A cópia de todos os arquivos demora alguns minutos.

Como montar uma loja online com Prestashop - Passo 2
3

Crie um banco de dados MySQL em seu servidor, que será usado em sua loja online. Pode fazê-lo através do painel de administração do seu provedor de hosting (1&1, redcoruna, etc.). Depois de criado, anote o endereço, nome do banco de dados, nome de usuário e a senha correspondentes, porque mais tarde você precisará deles.

4

Introduza o endereço URL do domínio que tenha adquirido previamente para seu site em qualquer navegador (Chrome, Firefox, etc.) e automaticamente começará o processo de instalação do Prestashop.

5

Siga os passos que irão aparecendo no processo de instalação: escolha idioma, aceite os termos da licença e introduza os dados necessários. Terá que indicar a informação do seu banco de dados anotada anteriormente. É recomendável deixar os campos "Motor do banco de dados" e "Prefixo das tabelas" como estão, caso não saiba para que servem.

Imagem: ipixelestudio.com
6

Introduza a informação sobre sua loja online: nome, logotipo, país, atividade principal do negócio, etc. Poderá mudar esta informação depois através do Back Office da loja.

Imagem: ipixelestudio.com
7

Espere até completar a instalação e a criação das tabelas no banco de dados.

8

Depois de terminada a instalação, por motivos de segurança você deveria apagar a pasta "install" pelo seu cliente FTP e renomear a pasta "admin".

9

Você já tem a sua loja online pronta para acrescentar os produtos do catálogo, personalizá-la a seu gosto, acrescentar módulos de pagamento, informação sobre seu negócio e tudo o que quiser.

Imagem: ipixelestudio.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar uma loja online com Prestashop, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como montar uma loja online com Prestashop

Imagem: ipixelestudio.com
Imagem: ipixelestudio.com
Imagem: ipixelestudio.com
1 de 6

Voltar ao topo da página