Partilhar

Como montar um posto de gasolina

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como montar um posto de gasolina

Existem alguns segmentos de mercado que sempre estão em alta, mesmo em tempos de crise, como é o caso dos postos de gasolina, uma vez que mesmo com o preço do combustível subindo sempre há uma grande demanda pelo produto. Por isso, apostar nesse nicho de negócio pode ser muito lucrativo e se você quer aprender a como montar um posto de gasolina confira as dicas que o umComo.com.br reuniu a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Como montar um food truck
Passos a seguir:
1

Há uma série de aspectos a se pensar na hora de montar um posto de gasolina, sendo que um dos mais relevantes é quanto ao capital inicial que é preciso. Esse valor é bastante alto, mas pode ser reduzido ao buscar financiamento de uma distribuidora de combustível, como BR, Ipiranga, Shell, entre outras. Nesse caso, entretanto, o estabelecimento vai comercializar apenas a gasolina da distribuidora com quem se tem a parceria. Quem optar por isso deve estar atento a todos os detalhes do contrato, entre eles, as formas de pagamento e o preço do combustível. Além disso, para conseguir o financiamento é preciso mostrar que o posto tem potencial para vender.

Como montar um posto de gasolina - Passo 1
2

Quando o empreendedor não abre o seu negócio com esse financiamento, o posto é chamado de bandeira branca, o que significa que não possui contrato de exclusividade e, desse modo, pode revender o combustível do fornecedor que melhor lhe atender. Essa é a principal vantagem desse tipo de negócio, porém, o custo fica todo a cargo do empresário. Outro ponto muito importante ao abrir o posto é escolher uma localização estratégica, que tenha grande fluxo de veículos e onde o estabelecimento conte com bom acessado e visibilidade.

3

Ao definir a localização do posto de gasolina, é preciso ainda escolher uma área segura, onde não haja risco de acidentes naturais, como deslizamentos ou enchentes. No entanto, não é só isso, para conseguir uma autorização para a instalação do estabelecimento dos órgãos públicos, é necessário certificar-se junto à prefeitura local que na região escolhida está permitida a construção do posto. Isso é definido pelo plano diretor de cada município. Por conta disso e dos demais trâmites legais, é indicado contratar um escritório de contabilidade.

4

Como qualquer outra empresa, o posto deve contar com uma série de documentos, entre eles, o CNPJ, que deve ser requerido na Secretária da Receita Federal, legalização junto à Secretária Estadual da Fazenda, alvará de funcionamento na prefeitura e o enquadramento junto ao sindicato patronal. Também é preciso se legalizar na Caixa Econômica Federal para se cadastrar no sistema Conectividade Social– INSS/FGTS e no Corpo de Bombeiros. Já as exigências específicas para o posto são as previstas na Resolução Conama 273/2000 e na Resolução ANP 41/ 2013. Conforme o estado pode haver demais leis referentes a esse tipo de empreendimento.

5

O passo seguinte é definir a infraestrutura do posto, considerando que se ele atender caminhões é necessário possuir uma área maior e estar situado junto a uma rodovia. Nessa hora, é preciso definir o público alvo do posto e, por consequência, quais os tipos de combustível que serão comercializados. A partir disso, sabem-se também quantos tanques o local deve ter, sendo que eles são subterrâneos e armazenam os combustíveis, bem como o número de bombas e demais itens, os quais dependem dos serviços prestados. Desse modo, o local pode contar ainda com estrutura para borracharia, auto elétrica, loja de conveniência e outros. Todos os detalhes do que é preciso fazer para ter um posto legalizado é possível encontrar no site da ANP – Agência Nacional do Petróleo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar um posto de gasolina, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como montar um posto de gasolina

1 comentário
A sua avaliação:
Alexandre Espósito de Carvalho
Bom dia, gostaria de mais informações sobre assessorias para projetos e implentação de um posto de gasolina no Paraná

Como montar um posto de gasolina
1 de 3
Como montar um posto de gasolina

Voltar ao topo da página