Partilhar

Como montar um food truck

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como montar um food truck

Em diversos estados brasileiros, os food trucks já se tornaram uma febre, como o mais novo jeito de experimentar uma série de pratos diferentes e não só lanches, de uma maneira prática e mais econômica. Se você também quer aproveitar essa tendência, confira as dicas que o umComo.com.br reuniu sobre como montar um food truck e obter sucesso com um novo empreendimento.

Também lhe pode interessar: Como montar um posto de gasolina
Passos a seguir:
1

Muitos empreendedores que têm apostado no ramo dos food trucks, os veículos adaptados para fazer e vender refeições nas ruas, estão obtendo ótimos resultados, o que incentiva mais pessoas a apostarem nesse segmento de negócio. No entanto, não se pode deixar levar. Para montar um food truck é preciso seguir todos os passos necessários que existem para abrir qualquer tipo de negócio. Mesmo que aparentemente seja um empreendimento mais simples, é preciso que antes de qualquer coisa se faça um estudo de mercado.

Como montar um food truck - Passo 1
2

Nessa hora, quem pensa em investir no mercado de food truck deve pesquisar o seu público alvo, saber os locais que ele frequenta, do que gosta, qual o seu sexo, idade, situação econômica, etc. Como para todos os tipos de empresas, sempre existe um público alvo e ao conhecê-lo melhor você tem mais chances de oferecer o produto ideal para ele. Ao mesmo tempo você precisa definir como será o seu produto, sendo que é importante contar com um diferencial.

3

Lembre-se que você não está sozinho nesse barco e em algumas cidades a concorrência é grande, assim, para não ser mais um food truck em meio aos outros, é necessário investir em maneiras de chamar a atenção do seu público alvo. É preciso ainda definir o preço do seu produto. Para conseguir vender é essencial ter um preço competitivo e, assim, você deve conhecer o preço da concorrência, mas ao mesmo tempo saber exatamente o quanto você vai gastar com a produção de cada unidade da sua refeição.

4

A partir disso é preciso adicionar uma margem de lucro. Com esses dados em mãos fica mais fácil definir o valor do que você vai vender e torná-lo competitivo. Embora você vá concorrer diretamente com outros food trucks que vendem comida mexicana, por exemplo, em eventos que as trucks se reúnem, a sua concorrência será os vendedores de outros tipos de comida também. Além de todas essas avaliações que devem ser feitas, você precisa de capital inicial para pagar pela adaptação de um veículo em food truck.

5

Nessa hora, vale a pena buscar entidades que algumas cidades já possuem e que reúnem esses empreendedores para conhecer as normas e se informar de padrões e/ou regras que as trucks possam ter que contar para que você entre no mercado de maneira legal. Também é necessário ter em mãos todos os documentos exigidos quando se abre uma empresa. É fundamental ainda definir em quais lugares você vai atuar.

Como montar um food truck - Passo 5
6

Hoje em dia, além de participar de eventos, muitos food trucks permanecem em determinados endereços de forma mais ou menos fixa. Esse é mais um ponto de extrema importância ao montar o plano de negócios para atuar no mercado das trucks. Proprietários de restaurantes que já existem também podem montar um food truck para ter uma versão móvel do seu negócio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar um food truck, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como montar um food truck

Como montar um food truck
1 de 3
Como montar um food truck

Voltar ao topo da página