Partilhar

Como montar um currículo para primeiro emprego

Por Karol Jares. Atualizado: 30 outubro 2017
Imagem: nekutai.org

A procura do primeiro emprego começou? É normal que existam muitas dúvidas, principalmente na hora de montar o tão importante currículo. O UmComo descomplicou essa parte e te ajuda com este artigo em que explica como montar um currículo para primeiro emprego. Não perca mais tempo e comece já!

Também lhe pode interessar: 8 exemplos de objetivo para currículo

Importância do currículo

O currículo é o primeiro passo para qualquer emprego. Ele é sua carta de apresentação para a empresa, onde você diz porque é o melhor candidato para determinada vaga. Nele devem constar seus dados, habilidades, nível de instrução e experiência anterior (se existir). Um currículo bem feito não é garantia de emprego, mas aumenta muito as chances de selecionar o candidato para uma entrevista.

Como montar um currículo para primeiro emprego - Importância do currículo
Imagem: plugempregos.com

Não possuo experiência, e agora?

Isso é o esperado em qualquer currículo para primeiro emprego. Simplesmente não coloque nada no campo destinado às tais experiências.

Lembre-se: em um currículo, nunca se deve colocar a palavra “não”. Se não existirem experiências anteriores, deixe esse tópico em branco e siga em frente.

Importante: Não invente nenhum tipo de informação. Não diga possuir uma experiência profissional anterior quando, na verdade, não possui.

Como montar um currículo para primeiro emprego - Não possuo experiência, e agora?
Imagem: liberdadefm.org

Como preencher o currículo

Dados pessoas: nome completo, idade, endereço, telefone e e-mail para contato.

Importante: faça um e-mail sério para colocar no currículo.

De preferência: seunome@provedor.com

Atividades voluntárias ou até mesmo empregos informais (“bicos”): Não é o mesmo de um experiência profissional anterior, mas mostra que o candidato está familiarizado com algum tipo de trabalho, ou mesmo uma área de atuação. Caso haja vivência internacional, por meio de um intercâmbio ou algo do tipo, é importante citar.

Idiomas: Se houver o domínio de alguma outra língua, especifique como: básico, intermediário, avançado ou fluente.

Nota: Seja sincero nessa parte. Caso o seu inglês seja intermediário, não coloque “fluente” para aumentar suas chances de contratação. Em alguns casos, pode existir uma entrevista feita em outro idioma, para testar a fluência dos candidatos. Ao invés de passar vergonha, seja honesto.

Cursos: Aqui entra um curso de informática ou algum tipo de curso profissionalizante, que possua alguma relevância para um emprego. Não ter experiência profissional anterior pode ser compensada com outras habilidades.

Grau de escolaridade: Informe sempre o último grau de escolaridade, juntamente com a instituição de ensino, o curso e o ano de conclusão ou previsão da mesma.

Objetivo: Diga quais seus objetivos profissionais e o cargo de interesse na empresa. Você pode conferir 8 exemplos de objetivo para currículo nesse outro artigo.

Dica: mostre foco desde agora. Não liste um milhão de objetivos de uma vez só. Coloque o mais razoável, dado o cargo e suas habilidades.

O que não colocar

  • Nome dos pais, cônjuge ou filhos;
  • Número de documentos,
  • Título (não precisa começar o currículo com “currículo” ou “currículo vitae”),
  • Data e assinatura,
  • Certificado de conclusão de qualquer curso,
  • Pretensão salarial (a menos que seja pedida no anúncio da vaga).

Lembre-se: o currículo é algo que precisa te ajudar, mas sem ser um “puxa-saco” das suas habilidades. Não use a primeira pessoa do singular (não escreva, por exemplo, “eu estudei inglês”) e não coloque elogios sobre você mesmo (“eu fui o melhor aluno da turma no ano tal”). A entrevista é a hora de falar um pouco mais sobre suas habilidades, e não o currículo. Não use também coisas como “funcionário organizado, pró-ativo e dinâmico”. Esses elogios são extremamente genéricos e acabam não agregando nada.

O currículo deve ser objetivo e sucinto, além de ser o mais breve possível e honesto com relação às habilidades do candidato. Ele é a primeira impressão para qualquer empresa. Atenção: cuidado com a criatividade. Letras e fundos coloridos podem não ser bem vistos. O mais seguro ainda é optar pelo tradicional.

Faça uma boa revisão ortográfica, coloque apenas as informações relevantes e boa sorte!

Como montar um currículo para primeiro emprego - O que não colocar
Imagem: globalempregos.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar um currículo para primeiro emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como montar um currículo para primeiro emprego

Imagem: nekutai.org
Imagem: plugempregos.com
Imagem: liberdadefm.org
Imagem: globalempregos.com.br
1 de 4

Voltar ao topo da página