Como montar um berçário

Como montar um berçário
Imagem: dooda.com.br

O berçário era, em tempos, visto como um local onde as mães poderiam deixar seus filhos enquanto iam trabalhar, sendo assim um espaço onde se prestavam cuidados e se tomava conta de bebês.

Hoje em dia esta visão está completamente mudada! Mais do que um local onde se toma conta de bebês, o berçário é um espaço estimulante que reúne condições para promover o desenvolvimento do bebê a todos os níveis: cognitivo, motor e sócio-afetivo.

É, portanto, um espaço que exige uma série de obrigatoriedades e condições necessárias e indispensáveis. Se você gostaria de conhecê-las e saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse artigo de umComo.com.br e saiba como montar um berçário.

Passos a seguir:
1

Antes de começar seu projeto, você deverá fazer um estudo de mercado para saber se este é realmente um negócio viável para si. Você deverá ter em conta:

- A natalidade da região onde pretende abrir o berçário;

- O número de berçários existentes nesta região;

- As condições sociais das famílias, para perceber qual o seu público alvo (classe média, alta, baixa).

Posto isto, você deverá analisar outras condicionantes como:

- Gastos previstos para montar o berçário;

- Custos fixos de um berçário;

- Média de receitas obtidas em um berçário;

- Balanço de contas entre gastos e receitas;

- Profissionais necessários e seus rendimentos;

- Meios de divulgação e preços.

2

Antes de começar montando o seu berçário, você deverá ter em conta se o espaço onde pretende fazê-lo reúne todas as condições necessárias, são elas:

- Boa iluminação natural, portanto janelas;

- Boa ventilação / circulação de ar;

- Pisos aderentes;

- Área suficientemente grande para tudo o que necessita colocar e para as crianças (geralmente áreas a partir dos 200 m2);

- Área exterior com piso adequado;

- Banheiro para adulto e para o berçário;

- Cozinha / copa.

3

O espaço ideal para um berçário prevê:

- Uma sala de atividades, onde as crianças podem brincar e desenvolver as atividades;

- Uma sala de berços, onde as crianças dormem a sesta;

- Um banheiro / fraldário;

- Uma cozinha / copa.

Todos estes espaços deverão estar ligados entre si e com grande visibilidade, de forma a que se possa aceder aos mesmos sem nunca perder o contato visual com os bebês.

4

A sala de atividades deverá estar devidamente decorada e mobilada. As decorações deverão ser em tons alegres mas suaves (rosa bebê, azul bebê, verde claro, amarelo suave, etc.) e poderão ter alguns motivos como bonecos, objetos característicos de bebês, etc.

Deverá ter um tapete almofadado onde os bebês possam estar e materiais e brinquedos adequados à sua idade. Deverá ter objetos estimulantes ao seu desenvolvimento e, muito importante, um espelho plastificado, de preferência situado junto do tapete, à altura do bebê.

5

A sala de berços deverá estar decorada com tons bastante suaves e mais neutros, de forma a criar um ambiente propício para a sesta. Deverá ter forma de escurecer a sala e insonorizá-la, bem como os respetivos berços, claro.

O ideal é que esta sala tenha um grande vidro que a divida da sala de atividades, para que os bebês possam sempre ser visualizados a partir daqui.

6

O Banheiro / Fraldário deverá estar igualmente separado por vidros amplos, para que possa, por exemplo, trocar uma fralda enquanto observa e controla as outras crianças.

Deverá ter um muda fraldas almofadado e um local onde se possa guardar os produtos de higiene das crianças, bem como uma banheira onde seja possível dar banho a um bebê.

7

Por fim, a cozinha / copa deverá ser arejada e limpa e ter bancadas suficientemente grandes para preparar as refeições com todo o cuidado e higiene necessários.

Deverá estar equipada com microondas, frigorífico, fogão, esterilizador, lava-loiça e armários de arrumação.

8

Depois de ter os seus espaços prontos, respeitando todas as regras impostas para este serviço, falta só a decoração e o recheio.

Coloque todo o gosto neste passo tão importante e deixe-o com um ar irresistível para crianças e pais!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar um berçário, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.