Partilhar

Como melhorar o meu currículo

Por Sara Viega. Atualizado: 4 julho 2019
Como melhorar o meu currículo

O curriculum vitae ou CV é o documento que serve para expor a nossa formação e experiência na hora de procurar trabalho; é por isso que é indispensável ter um currículo que evidencie o nosso valor para ocupar um determinado cargo ou vaga de trabalho. Atualmente muitas pessoas se candidatam para vagas de trabalho, por isso é muito importante que prepare seu CV para se destacar entre os outros e para que possa ser escolhido pelo departamento de recursos humanos. Por isso, não espere mais e descubra neste artigo de umComo os melhores conselhos sobre como melhorar o seu currículo.

Também lhe pode interessar: Como fazer o meu primeiro currículo
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante referir que para poder melhorar seu CV deverá partir de um bom currículo; caso contrário, o melhor é que comece a escrever o seu currículo a partir do zero para conseguir que seja correto e para que se destaque do resto dos candidatos. Consequentemente, nunca se esqueça de incluir em seu currículo:

  • Dados pessoais, sempre atualizados.
  • Educação.
  • Experiência de trabalho, apesar de também ser possível fazer um currículo sem experiência.
  • Idiomas.
  • Outras qualificações.
  • Conhecimentos informáticos.
  • Dados de interesse: carteira de motorista, veículo próprio, disponibilidade, habilidades, etc.
Como melhorar o meu currículo - Passo 1
2

Outro aspecto essencial que deve considerar na hora de criar e melhorar o seu currículo é o fato de adaptar o mesmo às ofertas de trabalho que solicita ou à vaga de trabalho que deseja conseguir. Por exemplo, se você é jornalista e ao mesmo tempo treinador de futebol, será aconselhável que disponha de dois currículos para apresentar cada um em suas respectivas ofertas; assim, poderá especificar toda a sua formação e experiência em cada âmbito sem a necessidade de incluir informação pouco relevante para a empresa.

Como melhorar o meu currículo - Passo 2
3

Da mesma forma, é possível que algumas profissões requeiram um tipo específico de currículo, onde se demonstrem algumas das habilidades necessárias para a vaga. Portanto, as pessoas que procuram trabalho em setores relacionados com a criatividade -como o da publicidade ou da comunicação no geral- deverão dizer em seu CV e/ou carta de apresentação que têm essa aptidão, e é por isso que recomendamos fazer um currículo criativo, como os exemplos que se mostram neste artigo.

Como melhorar o meu currículo - Passo 3
Imagem: tipsdetrabajo.blogspot.com
4

E não são apenas os trabalhos criativos que precisam de currículos diferentes; hoje em dia devemos fazer o possível para nos diferenciar do resto dos candidatos e conseguirmos destacar, assim, em qualquer processo de seleção. Atualmente muitas pessoas contam com estudos universitários e de pós-graduação ou inclusive com uma grande experiência trabalhista, por isso devemos procurar em nós mesmos aquilo que marca a diferença e melhorar o currículo baseado nisso. Por este mesmo motivo, não se recomenda usar modelos pré-feitos para fazer currículos, já que automaticamente passaremos a ser mais um entre um montão.

Como melhorar o meu currículo - Passo 4
5

Lembre-se também que uma possível causa para que o seu currículum vitae nunca seja escolhido pode ser que seja muito longo; saiba que um CV nunca deverá passar de duas páginas (apenas de um lado). Não se trata de explicar a sua vida e seus milagres, e sim de resumir o principal, assim como também não serão admitidos currículos com um corpo de texto de um tamanho minúsculo ou reduzir as margens ao máximo para que caiba mais informação.

Não tente fazer qualquer tipo de peripécia para caber tudo em seu currículo, a questão está em priorizar e incluir apenas o que é relevante. Por exemplo, se quando tinha 16 anos trabalhou dois meses como garçom no bar de seu tio, provavelmente ninguém estará interessado e poderá ignorar este fato. Parta da regra de que 'menos é mais' e conseguirá melhorar o seu currículo de forma considerável.

Como melhorar o meu currículo - Passo 5
6

Ainda que possa ser óbvio, nem todos temos isso claro: a escolha da fotografia do currículo é fundamental, já que é a primeira imagem que terão ao receber o seu CV. Deste modo, devem ser totalmente descartadas as fotos feitas em uma noite de festa -ainda que estivesse maravilhosa/o ou vestida/o de gala- ou aquelas em que é possível ver claramente que havia outra pessoa do seu lado e a recortou para sair sozinho/a. Também não é necessário incluir fotos de corpo inteiro, deve ser uma foto em que apareça do peito para cima.

Se não tiver nenhuma foto apropriada e, principalmente, atual para fazer parte do seu currículo, deverá optar por tirar uma especialmente para isso. É claro que pode ir até um fotógrafo profissional para tirar umas fotos 3x4, mas atualmente também pode tirar em casa com a maioria de câmeras digitais ou inclusive com a câmera de um smartphone. Certifique-se de estar diante de um fundo neutro e vista-se com uma cor que se destaque em relação ao fundo para que não se confundam.

Como melhorar o meu currículo - Passo 6
7

Além disso, será indispensável que mantenha o seu currículo revisado a todo o momento e o atualize com assiduidade. Do mesmo modo que a foto deve ser atual, também é apropriado que inclua todas as formações ou reciclagens que tenha feito à medida que o tempo passa. Se nos últimos tempos não tiver ampliado os seus estudos ou sua experiência, não faz mal, só será necessário que inclua no rodapé do documento a última data de atualização do CV; deste modo, evidenciará que mantém o seu currículo em dia.

Como melhorar o meu currículo - Passo 7
8

Lembre-se também que não só deverá se certificar de revisar o conteúdo, mas também a forma e o resultado. O que significa isso? Queremos dizer que sempre deverá fazer uma revisão para evitar possíveis faltas de ortografia ou de digitação; se for consciente de que comete erros ortográficos, recomendamos que peça a ajuda de outra pessoa que domine melhor o idioma para que possa corrigir o seu CV.

Recomenda-se também exportar o currículo a um formato apropriado como o pdf, pois guardar o documento em extensões do tipo .doc (formato Word) implica correr o risco de que o CV possa ser modificado. Por outro lado, será fundamental que guarde o arquivo de seu currículo com um nome de arquivo que o identifique apropriadamente para enviar por correio eletrônico. Portanto, não escreva coisas do tipo: 'currículo', 'CV', 'João...', mas sim um indicador claro como por exemplo: 'CV_JoãoFaria', ou seja, que especifique de forma clara que se trata de um currículo e que contenha o seu nome.

Como melhorar o meu currículo - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar o meu currículo, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como melhorar o meu currículo

Como melhorar o meu currículo
Imagem: tipsdetrabajo.blogspot.com
1 de 9
Como melhorar o meu currículo

Voltar ao topo da página