Partilhar

Como melhorar as relações no ambiente de trabalho

Tanto se for novo em uma empresa como se quiser potenciar o trabalho em equipe, será essencial que preste atenção aos seus colegas e tente melhorar as suas relações no trabalho. São pessoas que fazem parte do seu dia a dia e é provável, que você as veja mais que a sua própria família; por isso, é essencial tentar construir um ambiente de trabalho ideal para trabalhar em harmonia e, desta forma, ser mais produtivo. Neste artigo de umComo damos a você alguns conselhos para saber como melhorar as relações no ambiente de trabalho e tirar o máximo partido da sua vida trabalhista.

Também lhe pode interessar: Como melhorar o ambiente de trabalho
Passos a seguir:
1

O essencial para poder ter um bom ambiente entre os colegas é que respeite o trabalho dos outros e as suas personalidades. Evite fazer "fofocas" aproveitando a menor mudança para falar mal de um colega; se o fizer, o mais provável é que fique sozinho porque as pessoas verão como você é. O mais adequado é que seja profissional, ou seja, que vá trabalhar, respeite os seus colegas e, principalmente, se não se der bem com alguém não precisa dizer nada a ninguém: a educação primeiro que tudo.

Se tiver alguma discussão ou mal-entendido com alguém do trabalho, o ideal é que o convide para tomar um café fora do escritório e tente resolver longe dos olhares dos outros colegas. Não precisa fazer uma discussão pública e não se esqueça que é falando que as pessoas se entendem. Escute o seu ponto de vista, conte o seu e tente chegar a um ponto comum para que possam continuar com o trabalho. Os problemas existem sempre e, para solucioná-los, só existe um segredo: falar disso.

Como melhorar as relações no ambiente de trabalho - Passo 1
2

Outro ponto importante para poder ter boas relações profissionais consiste em ser honesto consigo mesmo. Se tiver tido algum problema ou erro no qual esteja envolvido, o melhor é aceitar que errou, admitir o erro e se desculpar. A honestidade e a humildade são os melhores colegas em um trabalho porque todo o mundo é humano e pode cometer erros. Por isso não passe a batata quente e se tiver cometido um erro, nada mais humano que o reconhecer e se desculpar. Esta atitude responsável e sincera conseguirá fazer com que o seu chefe e seus responsáveis valorizem você como profissional.

3

Também é essencial que, para poder se sentir bem em um trabalho, trabalhe a sua autoestima. Sentir-se insegura ou com falta de confiança no próprio trabalho só conseguirá é que se afaste do resto dos colegas e que não crie equipe. Se acaba de entrar em uma nova empresa, pode ser que este sentimento seja ainda maior pois não domina o trabalho nem conhece as pessoas; não se force, mas também não se margine. Vá pouco a pouco, aprenda tudo o que puder e mais e, principalmente, confie em você, em suas qualidades como profissional e em suas aptidões. Neste artigo de umComo contamos você como melhorar sua autoestima.

4

Outro conselho fundamental que damos a você é que não misture a vida profissional com a pessoal. Ou seja, é ótimo que faça brincadeiras com os seus colegas e que tomem um café todos os dias, mas evite tratar de temas pessoais durante as horas de trabalho. Se estiver se dando muito bem com algum de seus colegas, o melhor é que potencie uma relação de amizade fora do escritório. Seja inteligente e não confunda as boas relações trabalhistas com os amigos porque poderia levá-lo a uma decepção.

Não estamos dizendo que se feche à amizade, muito pelo contrário: se criar um bom laço com alguém, o melhor é que se relacione com essa pessoa, mas sempre fora do horário trabalhista. Misturar trabalho com vida pessoal pode ser um erro grave.

5

Outra forma de melhorar as relações no ambiente de trabalho consiste em ser uma pessoa próxima, a quem possa pedir ajuda. Ou seja, pode ser que acabe de entrar alguém novo em seu trabalho e que precise de você para poder aprender; dê toda a ajuda que precisar, mostre-se próximo à ela e preste uma atenção especial, principalmente nas primeiras semanas, até que se integre ao seu novo emprego. É importante compartilhar os seus conhecimentos com os seus colegas para poder melhorar na empresa e conseguir ser mais produtivo. Seja uma pessoa acessível e próxima para que a relação seja adequada.

6

Mas nada do que dissemos anteriormente teria valor se não tivesse uma atitude positiva no trabalho. Este elemento é essencial para poder desfrutar de relações profissionais ótimas e agradáveis. As pessoas que trabalham contrariadas numa empresa transmitem um mal-estar e um mau ambiente que rapidamente passa para o resto dos colegas; por isso, para poder trabalhar em um bom ambiente de trabalho é fundamental que vá todos os dias com boas energias e uma boa atitude para desenvolver o seu trabalho da melhor maneira possível.

7

Se for o chefe ou o responsável por uma equipe, saiba que também está em suas mãos fazer com que os seus trabalhadores estejam em um bom ambiente de trabalho. Por isso, é importante que considere estes conselhos:

  • Reconheça os méritos de seus trabalhadores ou de sua equipe. As pessoas que só se dirigem aos outros para jogar sua raiva em cima e nunca dizem se fazem bem seu trabalho, acabam gerando uma sensação de mal-estar e rejeição no trabalhador. É importante que valorize e faça eles se sentirem bem na empresa.
  • Evite discutir em público. Se algum de seus trabalhadores tiver feito algo errado ou se tiver que chamar a atenção por algo, nunca faça isso à frente dos seus colegas já que o poderia fazer sentir humilhado e desrespeitado. Reúna-se com ele em uma sala e falem bastante do assunto. Os gritos e os nervosismo não levam a lado nenhum, não se esqueça.
  • Converta-se em mediador, principalmente se for o responsável por uma equipe. Se perceber que há um problema entre membros de sua equipe, o melhor é que reúna todo mundo e se converta em algo parecido a um mediador. Usar as ferramentas para resolver um conflito é essencial para ter boas relações profissionais.
  • Potencie as relações profissionais organizando atividades de maneira frequente (semanalmente, mensalmente, etc.). Por exemplo: um afterwork, um almoço de empresa ou uma atividade extra como risoterapia. É uma boa forma de fazer as pessoas se conhecerem em outro meio que não seja completamente profissional e que a equipe se sinta à vontade na empresa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar as relações no ambiente de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como melhorar as relações no ambiente de trabalho

1 de 4

Voltar ao topo da página