Partilhar

Como melhorar a postura no trabalho

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como melhorar a postura no trabalho

Quando falamos em postura no trabalho, podemos nos referir à postura corporal que adotamos quando estamos sentados na secretária diante do computador ou, à postura profissional. A postura profissional refere-se às atitudes que adota na empresa, à roupa que veste e também à forma como comunica com as outras pessoas. A primeira é importante para evitar dores nas costas e evitar se sentir desconfortável durante o seu dia de trabalho. Enquanto que a postura profissional pode determinar o seu futuro na empresa e o seu sucesso profissional. Para saber como melhorar a postura no trabalho, tanto a nível de postura corporal como profissional, continue lendo este artigo de umComo e confira as dicas que temos para si.

Também lhe pode interessar: Como evitar erros no trabalho

Postura corporal no trabalho

Hoje em dia são muitas as pessoas que passam o seu dia de trabalho sentadas diante de uma secretária e computador. E se este é o seu caso, o mais provável é que não esteja adotando a postura corporal correta enquanto trabalha. Mas saiba que o fato de não estar adotando uma postura corporal adequada faz com que as dores nas costas e os incômodos nos ombros aumentem, tornando o seu dia de trabalho bastante desconfortável. Para que isso não aconteça, confira as seguintes dicas para melhorar a sua postura corporal no trabalho:

Cadeira ideal

A cadeira ideal para o escritório deve contar com um encosto e assento com regulagem de altura, assim evitará dores nas costas ou lesões na coluna. Além disso, a base da cadeira deve contar com 5 pés de maneira a suportar e distribuir o peso do corpo. A cadeira deve ser giratória para que ao se virar evite torcer o tronco. Esta deve contar com uma altura suficiente de maneira a que os pés fiquem totalmente no chão. Quanto à sua posição na cadeira, o ideal é manter as coxas apoiadas por completo sobre o assento e o tronco junto ao encosto. Os pés devem estar fixos no chão e os joelhos a 90º.

Computador

O ideal é que a tela do computador se mantenha a uma distância de 45 a 70 cm do rosto. Além disso, os seus olhos deverão conseguir alcançar a tela de maneira a não ter que levantar ou abaixar o pescoço, assim evitará forçar a coluna cervical. Caso isso não aconteça, poderá resolver facilmente esta questão com um suporte para elevar o seu computador. Isto é ainda mais importante no caso de trabalhar com um segundo monitor, em que os dois deverão se encontrar ao mesmo nível, para não ter que levantar ou abaixar o pescoço. Se a sua mesa de trabalho se encontrar junto a uma janela, deve baixar as cortinas para evitar reflexos na tela. Além disso, deve evitar trabalhar em um ambiente muito escuro para não forçar a visão e, de vez em quando olhar para objetos diferentes que não a tela do seu computador, para descansar assim a vista.

Mesa ideal

A altura da secretária deve permitir que o teclado e o mousse fiquem à altura da cintura, de maneira a que as mãos e o antebraço se mantenha alinhados. É por isso que cada vez mais empresas estão apostando em mesas com altura regulável, de maneira a se adaptarem às suas necessidades de cada pessoa.

Faça pausas

Ficar muito tempo sentado não é benéfico para a sua saúde, esta prática pode fazer aumentar as dores na coluna, causar uma má circulação sanguínea, para além de outros problemas. Fique sabendo mais sobre as consequências de ficar muito tempo sentado no nosso artigo. Por isso, é bom fazer pausas de 5 minutos de vez em quando para se levantar e colocar o seu corpo em movimento.

Não cruze as pernas

Um hábito comum que temos ao trabalharmos durante tantas horas em uma secretária, especialmente as mulheres, é cruzar as pernas. Mas lembre-se que para conseguir uma postura correta é necessário que ambos pés estejam no chão, por isso deve evitar este mau hábito.

Faça alongamentos

Fazer alguns exercícios de alongamento durante o dia de trabalho ajuda a relaxar e a diminuir a tensão nos músculos. Um dos exercícios de alongamento que pode fazer é esticar os braços para cima, entrelaçar os dedos e manter-se assim durante 30 segundas para alongar as costas. Nesta posição pode ainda virar para o lado direito e ficar assim por 15 segundos e, depois virar para o esquerdo e manter-se assim por mais 15 minutos. Outro exercício que pode fazer é ficar de frente para uma parede e apoiar um braço nela, depois deverá girar o corpo para o lado contrário do braço e manter-se assim durante 20 segundos. Faça isto mais duas vezes e repita para o lado contrário.

Como melhorar a postura no trabalho - Postura corporal no trabalho

Postura profissional

Cada vez mais as empresas estão procurando profissionais que possuam uma postura profissional que se encaixe na etiqueta corporativa. E quando falamos de postura profissional não nos referimos apenas à forma de vestir ou de arrumar o cabelo, mas sim à forma como se comporta, como realiza as suas tarefas e como fala com outras pessoas. Lembre-se que uma postura profissional adequada pode determinar o seu futuro na empresa e também o seu sucesso profissional. Por isso, vamos lhe dar algumas dicas para melhorar a sua postura profissional.

Cuide da sua aparência

A primeira impressão é a que fica, então o melhor é mesmo cuidar da sua imagem desde o dia em que for à entrevista. Mesmo que a empresa não possua qualquer tipo de dress code, mantenha a sua higiene pessoal em dia e procure estar sempre com roupas limpas e alinhadas.

Seja pontual e responsável

Chegar atrasado ao trabalho demonstra um desrespeito pela empresa e pelos seus superiores, por isso ao invés de chegar 10 minutos atrasado, comece chegando 10 minutos adiantados, isso só demonstra que é uma pessoa organizada e que sabe planejar bem o seu dia. Falar em responsabilidade pode parecer um pouco óbvio, mas a verdade é que é uma caraterística que às vezes acaba por ficar esquecida. Uma das formas de você melhorar a sua postura profissional é sendo responsável, cumprindo com os prazos das suas tarefas e exercendo o seu papel na empresa da melhor forma possível.

Cumprimente os colegas e seja educado

Em uma empresa você vai encontrar diferentes tipos de pessoas, pessoas diferentes de você, pessoas que você simpatiza mais e outras que menos. Mas independentemente de tudo isso, é importante que seja educado com todo o mundo, cumprimentando toda a gente na hora que entra e sai da empresa. Para além disso, é importante se demonstrar sempre disponível para ajudar a qualquer hora e considerar a opinião de todos. Não tenha atitudes racistas ou homofóbicas, lembre-se que a empatia é uma qualidade importante e cada vez mais procurada nos trabalhadores.

Deixe os assuntos pessoais de parte

Na hora de expediente é importante estar concentrado e dedicado a 100% às suas tarefas. Por isso, deve evitar distrações que acabem prejudicando a execução das suas tarefas como o celular ou o Facebook. Para o ajudar, neste artigo damos algumas dicas para saber como acabar com a distração no trabalho.

Lembre-se que aliados a estas dicas para melhorar a postura profissional, devem estar o trabalho duro e a dedicação. É importante que dê continuidade a estas práticas e, não as tenha em conta apenas nos primeiros dias de trabalho para causar uma boa impressão.

Como melhorar a postura no trabalho - Postura profissional

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a postura no trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como melhorar a postura no trabalho

Como melhorar a postura no trabalho
1 de 3
Como melhorar a postura no trabalho

Voltar ao topo da página