Como lidar com um colega de trabalho conflituoso

Como lidar com um colega de trabalho conflituoso

No mercado trabalhista atual, cada vez são mais os empregos nos quais impera a necessidade de trabalhar em equipe. Nossa capacidade de fazê-lo dirá muito de nós como profissionais, mas está claro que isto nem sempre é uma tarefa simples, pois às vezes encontramos no grupo de trabalho uma pessoa altamente conflituosa, que dificulta a dinâmica e a fluidez das atividades. Então, como lidar com um colega de trabalho conflituoso?, em umComo.com.br damos algumas para você.

Determine qual é o tipo de conflituoso.

Há pessoas conflituosas em sua vida em geral, mas que no final acabam indo para frente no trabalho sem maiores danos; este tipo de pessoa apresenta menos problemas. Mas também há os conflituosos que não só dificultam a dinâmica, como também geram dificuldades graves: espalham rumores, fazem comentários negativos, favorecem a disputa em vez da tranquilidade, culpam constantemente o outro pelos fracassos, procuram sabotar o outro de qualquer maneira. Este será o caso que abordaremos.

Quando o conflito não afeta você e quando afeta.

Se um colega deste estilo não afeta o seu trabalho com sua atitude, pode ser incômodo, mas colocar limites e distância será o suficiente. O problema é quando sua atitude conflituosa influi diretamente no seu desempenho, fazendo de você vítima de ataques e situações incômodas; neste caso você deve agir de forma preventiva para proteger-se de uma situação mais grave. Como? Continue lendo.

Guarde algumas evidências.

É importante proteger-se, por isso arquive todos aqueles e-mails e escritos que sirvam de prova sobre o seu desempenho e o da pessoa conflituosa. Ordens que você tenha dado, projetos que tenham compartilhado e onde se revelem as estratégias e as reações negativas do personagem em questão; isto servirá para defender-se caso seja necessário.

Não descuide das suas tarefas.

Mantenha-se atento com o seu trabalho e não permita que nenhuma tarefa atribuída a você seja desempenhada pelo colega conflituoso, pois essa pessoa poderia usar isso para lhe atacar, alegando que você não faz o seu trabalho. É importante concentrar-se no seu próprio desempenho e nunca deixar de lado suas capacidades como bom trabalhador; não permita que a atitude dele se reflita nos seus resultados.

Fale diretamente com o conflituoso.

É importante encarar o problema e não permitir que piore. Demonstre que uma das partes procura resolver o problema e entenda que você não poderá mudar a natureza da pessoa, mas sim conseguir que melhore sua atitude no trabalho. Não entre em assuntos polêmicos nem em discussões; explique a situação, tente procurar soluções futuras e abra sua mente para compreender suas razões.

Reforce as relações com os outros colegas.

Quando alguém fez e continua fazendo bem o seu trabalho, quando se dá bem com os seus colegas, quando os resultados são óbvios e de repente aparece alguém que altera todo o sistema, fica muito fácil determinar quem é a pessoa conflituosa, por isso tente ter uma boa relação com os seus colegas, deixando que sua conduta no trabalho fale por você .

Procure o seu chefe.

Se tudo isso falhar, é importante falar com o seu chefe, baseado em provas e casos concretos. Dependendo do tipo de trabalho e organização em que esteja, é muito possível que o seu chefe já tenha notado que existe um problema com esta pessoa, pois um colega conflituoso costuma saltar aos olhos. Se isso não aconteceu, então vá preparado a sua reunião para demonstrar o que está acontecendo.

Calma e paciência.

É importante lembrar de ter calma e paciência, e que diante desta situação não se deve perder a perspectiva de qual é o seu trabalho. Às vezes pode demorar, mas os colegas de trabalho conflituosos costumam dar sinais tão fortes que chega a um ponto em que é impossível para todos ignorá-los, por isso cedo ou tarde a situação mudará.

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Conselhos
  • Nunca caia no jogo de um colega conflituoso, você não pode se colocar no seu nível, pense com inteligência e estratégia.
  • A situação pode ser cansativa, mas, lembre-se, a sua capacidade para lidar com ela fala muito da sua atitude no trabalho.