Lidar com o seu chefe

Como lidar com um chefe tirano

Daniela Amadeu
Por Daniela Amadeu. Atualizado: 13 dezembro 2019
Como lidar com um chefe tirano

Em muitas empresas os funcionários vivem o constante dilema de ter um chefe tirano. Estes funcionários necessitam diariamente aprender métodos para lidar melhor com o chefe e ter uma relação e convivência mais saudável. Antes de explicar no UmComo formas de como lidar melhor com um chefe tirano, vamos antes elucidar qual é o comportamento geral deste: eles geralmente se atentam mais ao status de seus cargos do que as boas ideias de seus funcionários; as criticas ofendem e os chefes as levam para o lado pessoal; é comum que os chefes tentem revidar criticas profissionais de modo pessoal: seja aumentando a carga de trabalho do funcionário até o deixar sobrecarregado, perseguindo-o, enfim, sempre colocando o empregado em uma situação de pleno desconforto.

Também lhe pode interessar: Como lidar com um chefe ausente

Passos a seguir:

1

Tente observar um padrão: Todo mundo tem um padrão de comportamento em diferentes esferas, não é diferente com seu chefe. Tente, se for possível, passar alguns dias o observando. Entenda como ele age com aqueles empregados que ele tiraniza e como ele age com aqueles que e não tiraniza. Entenda também onde os funcionários que recebem melhor tratamento acertam ao conversar com o chefe. Qual o tom de voz que o patrão usa, quais palavras diz, o que quer obter através dessa tirania, o que o incomoda. Depois trace a personalidade: impulsivo, contido, vingativo, humilha, demite, dá indiretas, fala na lata. Descubra como é seu chefe nesse momento de tirania.

Como lidar com um chefe tirano - Passo 1
2

Crie uma estratégia de tratamento: Em casos de dificuldade como esse, é bom entender que o seu chefe não é exatamente um ser humano amistoso, mas uma máquina que responde a estímulos externos e que você já entende como ele vai reagir a cada estímulo externo. Após ter o perfil do seu chefe traçado, perceba o que o agrada, qual tom de voz o leva a aceitar criticas de modo mais aberto, como dialogar com ele de modo que ele entenda seu ponto de vista empaticamente. Nesses casos um estudo sobre argumentação rogeriana, perfil administrativo, psicologia inversa, modo de conversar com o chefe ,e a teoria X e Y de McGregor e outras leituras que te levem a compreender a mente de um gerente, administrador, vão lhe ajudar sem dúvida a obter uma estratégia de tratamento.

3

Pense de forma a te convencer que tudo será passageiro: Talvez o maior problema de viver em constante clima de guerra fria é a sensação de que nunca irá passar, o pensamento de permanência deprime e mina a vontade de trabalhar, de conviver em ambiente de trabalho. Uma solução imediata para este mal-estar é se convencer - e efetivamente buscar meios de por em prática – de que a situação é passageira.

Como lidar com um chefe tirano - Passo 3
4

Evite confusões: Seja com o próprio chefe ou com demais empregados, tente ser sempre um bom funcionário. Numa situação onde seu chefe é mandão, o melhor que se pode fazer é evitar problemas. Os funcionários podem ser prejudiciais pelo grande risco de fofocas e ambições, portanto conseguir segurar a barra e ter um ambiente mais tranquilo é certeza de melhor desempenho profissional.

Como lidar com um chefe tirano - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com um chefe tirano, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como lidar com um chefe tirano