Partilhar
Partilhar em:

Como lidar com um chefe despreparado

Como lidar com um chefe despreparado
Fonte: aquintaonda.blogspot.com

Nem todo mundo chega ao cargo de chefia por uma capacidade exemplar. Alguns simplesmente herdaram da família. É bastante comum em pequenas empresas que os donos sejam o chefe. E isso não significa que estes estejam por dentro do que acontece em cada ponto da empresa, e sintonizados com as novidades, ou intelectualmente abastecidos com as modernas técnicas. Hoje todo mundo é chefe, todo mundo é gerente, diretor, CEO. Como lidar então com um chefe despreparado? Você começa a trabalhar e se dá conta que seu chefe é menos instruído que você, e agora? Há algumas dicas que pode seguir para não sofrer e continuar trabalhando numa boa, sem precisar abdicar de seu emprego.

Também lhe pode interessar: Como lidar com um chefe complicado

Nunca se rebaixe

Há quem faça isso para não humilhar seu chefe. Há pessoas que tem medo de mostrar todo seu potencial a seu superior, com receio de perder o emprego. E vive essa vida de escuridão, sob a sombra da ignorância, não faça isso. Não se rebaixe a ninguém. Mostre o que você tem de melhor, em qualquer lugar.

Peça ajuda

Se seu chefe não puder ajudar, faça-o entender que precisa de apoio especializado, de outras técnicos capacitados na equipe, de outro funcionário. Abra o jogo e não pegue todo o trabalho para si. Isso significa delegar tarefas, e até mesmo dizer claramente a seu chefe quando precisa de ajuda dele.

Seja você o líder

Defina as prioridades, tome a iniciativa, mostre serviço, não fique parado, reclamando que seu chefe é ruim. Talvez ele não seja tão despreparado como você pensa, mas se for o caso faça o seu trabalho, o melhor que puder, tomando a frente sempre e mostrando saídas. Faça-o ver novas formas de fazer o mesmo. Uma atitude positiva só poderá trazer resultados positivos. Se você for o tipo de funcionário que se queixa pelos corredores, não será bem visto, a despeito de sua capacidade laboral. O ideal é, de forma madura, colocar os pontos a serem ajustados, de forma clara, diretamente, com o responsável, nada de apenas criticar a empresa na hora do cafezinho, com quem esteja por ali.

Jamais minta

Jamais bajule para o agradar. Sinceridade é uma qualidade ímpar. E fará que o seu chefe o respeite. Também o fará repensar suas atitudes, caso sejam desagradáveis com relação a você. Dizer a verdade nesse momento deixará claro a seu superior que você possui a formação técnica e informação que o cargo exige, e que por isso mesmo, é que a empresa lhe colocou ali, e com isso tem muito a oferecer à corporação.

Seja educado

Tome atitudes firmes, mas isso não significa ser grosseiro. Ter educação tampouco significa puxar saco. Não esqueça que, além de ser funcionário, você também é um cliente-interno da empresa.

Se nada der certo?

Se nada disso der certo, é sinal de que você precisa pular fora. Não fique em um lugar onde você não se sente bem. Parta para outra melhor. Procure outro chefe, outro emprego, ou, melhor ainda: seja você o chefe. Se você já foi subalterno mas tem a visão do alto, saiba que é essencial para um empreendedor não se distanciar do balcão. Seja o chefe que você gostaria de ter tido.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como lidar com um chefe despreparado, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como lidar com um chefe despreparado

Como lidar com um chefe despreparado
Fonte: aquintaonda.blogspot.com
Como lidar com um chefe despreparado