Partilhar
Partilhar em:

Como lidar com um chefe despreparado

Como lidar com um chefe despreparado
Fonte: aquintaonda.blogspot.com

Nem todo mundo chega ao cargo de chefia por uma capacidade exemplar. Alguns simplesmente herdaram da família. É bastante comum em pequenas empresas que os donos sejam o chefe. E isso não significa que estes estejam por dentro do que acontece em cada ponto da empresa, e sintonizados com as novidades, ou intelectualmente abastecidos com as modernas técnicas. Hoje todo mundo é chefe, todo mundo é gerente, diretor, CEO. Como lidar então com um chefe despreparado? Você começa a trabalhar e se dá conta que seu chefe é menos instruído que você, e agora? Há algumas dicas que pode seguir para não sofrer e continuar trabalhando numa boa, sem precisar abdicar de seu emprego.

Também lhe pode interessar: Como lidar com um chefe complicado

Nunca se rebaixe

Há quem faça isso para não humilhar seu chefe. Há pessoas que tem medo de mostrar todo seu potencial a seu superior, com receio de perder o emprego. E vive essa vida de escuridão, sob a sombra da ignorância, não faça isso. Não se rebaixe a ninguém. Mostre o que você tem de melhor, em qualquer lugar.

Peça ajuda

Se seu chefe não puder ajudar, faça-o entender que precisa de apoio especializado, de outras técnicos capacitados na equipe, de outro funcionário. Abra o jogo e não pegue todo o trabalho para si. Isso significa delegar tarefas, e até mesmo dizer claramente a seu chefe quando precisa de ajuda dele.

Seja você o líder

Defina as prioridades, tome a iniciativa, mostre serviço, não fique parado, reclamando que seu chefe é ruim. Talvez ele não seja tão despreparado como você pensa, mas se for o caso faça o seu trabalho, o melhor que puder, tomando a frente sempre e mostrando saídas. Faça-o ver novas formas de fazer o mesmo. Uma atitude positiva só poderá trazer resultados positivos. Se você for o tipo de funcionário que se queixa pelos corredores, não será bem visto, a despeito de sua capacidade laboral. O ideal é, de forma madura, colocar os pontos a serem ajustados, de forma clara, diretamente, com o responsável, nada de apenas criticar a empresa na hora do cafezinho, com quem esteja por ali.

Jamais minta

Jamais bajule para o agradar. Sinceridade é uma qualidade ímpar. E fará que o seu chefe o respeite. Também o fará repensar suas atitudes, caso sejam desagradáveis com relação a você. Dizer a verdade nesse momento deixará claro a seu superior que você possui a formação técnica e informação que o cargo exige, e que por isso mesmo, é que a empresa lhe colocou ali, e com isso tem muito a oferecer à corporação.

Seja educado

Tome atitudes firmes, mas isso não significa ser grosseiro. Ter educação tampouco significa puxar saco. Não esqueça que, além de ser funcionário, você também é um cliente-interno da empresa.

Se nada der certo?

Se nada disso der certo, é sinal de que você precisa pular fora. Não fique em um lugar onde você não se sente bem. Parta para outra melhor. Procure outro chefe, outro emprego, ou, melhor ainda: seja você o chefe. Se você já foi subalterno mas tem a visão do alto, saiba que é essencial para um empreendedor não se distanciar do balcão. Seja o chefe que você gostaria de ter tido.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como lidar com um chefe despreparado, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como lidar com um chefe despreparado

O que lhe pareceu o artigo?

Como lidar com um chefe despreparado
Fonte: aquintaonda.blogspot.com
Como lidar com um chefe despreparado