Como lidar com um chefe complicado

Como lidar com um chefe complicado

As relações entre os seres humanos não são simples, mas se ela estiver no mundo trabalhista e acrescentarmos o estresse, as personalidades complexas e um chefe que, longe de ser um bom gerente e mediador, é uma pessoa complicada, o resultado pode ser uma bomba de proporções significativas. Ninguém está livre desta situação, e com certeza em sua carreira você já se encontrou nesta situação, por isso em umComo.com.br damos alguns conselhos para que saiba como lidar com um chefe complicado sem que isso acabe com sua vida.

Passos a seguir:
1

Um chefe complicado se caracteriza por ter uma personalidade onde destaca o mau caráter, a impulsividade, a intolerância, a teimosia e a falta de flexibilidade e compreensão.

2

Existem três coisas importantes a considerar na hora de lidar com um chefe complicado: a maturidade, a paciência e a tolerância. A chave é se perguntar se este emprego permite a você crescer e se desenvolver como profissional, se a resposta for afirmativa, concentre-se nisso e esqueça a desagradável atitude de seu superior, não é simples mas é possível.

3

Perante um chefe complicado é muito importante que o trabalhador saiba seu valor próprio e procure estimular o crescimento sem esperar que alguém leve ele por esse caminho, pois este tipo de superior se caracteriza por não dar nenhum tipo de estímulo aos seus empregados.

4

Não centre seus objetivos trabalhistas na atitude de seu chefe, e sim nas metas da corporação, desta forma poderá trabalhar melhor.

5

Evite ser o causador de um clima negativo, ou seja, se esforce em fazer um bom trabalho da maneira correta, por prestar atenção aos detalhes e por ser um bom profissional. Inclusive os chefes complicados com o tempo costumam notar quando têm em sua equipe empregados capacitados.

6

Mostre-se como um empregado capaz, pró-ativo, responsável, que sua boa atitude e os resultados de seu trabalho falem por você.

7

Muitas vezes um chefe complicado precisa ter ao seu lado uma equipe capacitada para disfarçar os medos e inseguranças que fazem ele se comportar dessa maneira, pois isso reduz parte de suas tensões, leve isso em consideração.

8

Se apesar de se concentrar em seu trabalho e manter uma boa atitude, este supervisor simplesmente estiver acabando com você e fazendo que odeie seu trabalho, o melhor que pode fazer por sua saúde é pedir uma transferência para outro departamento ou procurar um novo trabalho, afinal seu bem-estar mental é a prioridade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com um chefe complicado, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • A inteligência emocional e o profissionalismo são seus melhores aliados na hora de lidar com um chefe complicado.
  • Às vezes dentro desse supervisor complicado se esconde alguém cheio de inseguranças, e se você demonstrar que é capaz, ele ou ela talvez consiga relaxar.