Como lidar com funcionário folgado

Como lidar com funcionário folgado
Imagem: adminterface.com.br

Existem tipos diferentes de pessoas, o que reflete diretamente no estilo de profissional que esse indivíduo é. Saber conviver com essa variedade nem sempre é fácil, pois há colegas de trabalho que não são os mais adequados para trabalhar em equipe. Mas o umComo.com.br vai ajudá-lo a saber como lidar com funcionário folgado.

Passos a seguir:
1

A maioria das pessoas que trabalha em uma empresa e mesmo o proprietário pouco gosta dos funcionários folgados. Eles costumam ficar no “bem bom” enquanto os outros se matam trabalhando e podem prejudicar o sucesso da empresa.

2

O patrão pode demitir o empregado que não colabora, mas depois de ter investido tempo no profissional com treinamento pode ser melhor ajudá-lo a melhorar. Já os colegas de trabalho devem saber como lidar com funcionário folgado para não serem prejudicados.

3

A conversa franca é sempre o jeito mais adequado de resolver conflitos no ambiente de trabalho. Se você tem um colega que não se dedica como os demais, que atrapalha a equipe toda é importante, entretanto, falar primeiro com o seu superior.

Imagem: hiperativo.com
4

Você pode chamar um colega de trabalho que tenha o mesmo ponto de vista para fortalecer o seu argumento ao falar com o chefe. Porém, isso não deve ser encarado com tom de fofoca, por isso, uma conversa séria e profissional é o que vai fazer a diferença.

5

Já o superior do funcionário folgado deve ter uma conversa com ele, perguntando se está tudo bem, no caso, dele mostrar o comportamento desinteressado apenas nos últimos tempos.

Imagem: jgm.com.br
6

Se o trabalhador estiver em um momento complicado de sua vida, com problemas pessoais que afetam o trabalho, o chefe deve apoiá-lo. No entanto, é preciso deixar claro que ele tem que se esforçar para não continuar agindo da mesma forma.

7

Mais de uma conversa pode ser necessária, ainda mais se o desempenho do funcionário era bom e se ele estiver tentando melhorar o seu desempenho.

8

No caso do empregado sempre ter sido folgado é melhor mostrar diretamente que a sua atitude está prejudicando não só a empresa como o trabalho dos seus colegas. Uma dica de como lidar funcionário folgado quando parece que ele não quer mudar é reunir toda a equipe para uma conversa séria.

9

Na última das hipóteses, se o empregado folgado não mudar de comportamento é preciso optar pela sua demissão.

10

Já os colegas de trabalho podem estimular o colega folgado a ser mais participativo, pedindo a sua ajuda para a realização de atividades. Às vezes, o que falta para esse funcionário é ser proativo e não esperar que as pessoas digam a ele o que tem que fazer.

11

A questão é que não dá para a equipe levar nas costas o empregado folgado, que não quer colaborar e deixa de fazer a sua parte. Um fator que pode dificultar a situação na hora de como lidar com funcionário folgado é que esse colega pode ser gente fina.

12

Mesmo se ele como colega de trabalho não ajuda, mas como pessoa é um grande amigo, sempre de bom humor, que reúne todos no final do expediente para o happy hour, as dicas valem igual. É preciso separar a vida profissional da pessoal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com funcionário folgado, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.