Partilhar

Como lidar com assédio no trabalho

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lidar com assédio no trabalho
Imagem: ghadinews.net

Milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas de assédio no local de trabalho. Esse tipo de violência inclui assédio sexual e assédio moral. Em qualquer um dos casos, esse problema não deve ser ignorado para bem da vítima do problema. Por vezes, a pessoa assediada tem receio de contar para outras pessoas o que está passando, por vergonha ou até medo de perder o seu emprego. As testemunhas nem sempre são solidárias com a vítima, pois temem perder seu trabalho também ou serem prejudicadas de alguma forma, tornando essa situação ainda mais difícil de comprovar. Assim, é importante saber como lidar com o assédio no trabalho, pois ninguém sabe se a próxima vítima não será você mesmo. Continue lendo esse artigo do umComo e descubra o que deve fazer nessa situação.

Passos a seguir:
1

As táticas de perseguição podem incluir difamação, abuso verbal, comportamento agressivo, toques inapropriados, comentários de ordem sexual, atribuição de tarefas desagradáveis, sabotagem do trabalho, invasão de privacidade e até atentado à propriedade da vítima. O assédio pode ser feito por uma pessoa só, ou por um grupo de trabalhadores que exerce pressão sobre a vítima (mobbing).

As vítimas podem desenvolver problemas de saúde como consequência da intimidação constante que sofrem. Os problemas incluem depressão, problemas de sono e crises de pânico. É essencial saber como lidar com o assédio no trabalho para poder manter uma vida saudável!

Como lidar com assédio no trabalho - Passo 1
2

Resista

Anote diariamente todas as humilhações sofridas e inclua todos os pormenores na descrição, como comentários e atitudes maliciosas. Inclua, também, a data e a hora, o local ou setor, o nome do agressor, o nome das testemunhas e qualquer outra informação relevante.

3

Notoriedade

Procure dar visibilidade ao problema. Fale com os seus colegas, especialmente os que já testemunharam a situação ou que já passaram pelo mesmo nas mãos do agressor.

Como lidar com assédio no trabalho - Passo 3
4

Testemunhas

Evite, a todo o custo, falar com o agressor sem a presença de testemunhas. Sempre se faça acompanhar de um colega ou de um representante sindical para prevenir que potenciais conversas inapropriadas não possam ser provadas.

5

Exija explicações escritas

Exija, por escrito, explicações das agressões e guarde uma cópia da carta enviada ao departamento de Recursos Humanos da empresa. Se o agressor responder, reencaminhe a resposta também. Se possível, envie toda esta informação por carta registada e guarde o recibo. Todas as provas devem ser guardadas pois podem ser necessárias mais tarde.

Como lidar com assédio no trabalho - Passo 5
6

Procurar seu sindicato

Procure o seu sindicato e relate a situação. Informe o Ministério Público, Justiça do Trabalho e a Comissão de Direitos Humanos.

7

Fale com um profissional

Recorra ao Centro de Referência em Saúde dos Trabalhadores e relate o assédio sofrido ao médico, psicólogo ou assistente social.

Como lidar com assédio no trabalho - Passo 7
8

Buscar apoio

Procure apoio junto dos seus familiares, amigos e colegas. Para recuperar a sua dignidade, auto-estima, identidade e cidadania você vai necessitar de afeto e solidariedade.

9

Se você testemunhou algum ato de assédio no local de trabalho, supere o seu medo e seja solidário com o colega afetado. Nunca se sabe quem é a próxima vítima, e o apoio dos colegas é muito precioso nesta fase. O medo só reforça o poder do agressor.

10

Se gostou desse artigo que explica como lidar com o assédio no trabalho, dê uma olhada nesses textos que também podem ser úteis: Como reconhecer os sinais de assédio moral no trabalho

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com assédio no trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como lidar com assédio no trabalho

O que lhe pareceu o artigo?

Como lidar com assédio no trabalho
Imagem: ghadinews.net
1 de 5
Como lidar com assédio no trabalho

Voltar ao topo da página