Partilhar

Como investir em ouro no Brasil

Por Diogo Fernandes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como investir em ouro no Brasil

Se tem dinheiro e não sabe onde o deve gastar existem várias alternativas para você, e para que lhe possamos poupar este trabalho vamos apresentar-lhe uma boa forma de investir o seu dinheiro. O investimento é a aplicação do seu dinheiro em meios de produção em que se espera um retorno. Ao investir poderá ganhar ou perder dinheiro, afinal de contas, nenhum investimento trás retorno garantido. De momento, o ouro, é segundo os investidores, uma das maneiras mais seguras para investir o seu dinheiro e para que você possa aprender como o fazer vamos ensinar para você como investir em ouro no Brasil aqui no umComo.

Também lhe pode interessar: Como morar no Uruguai
Passos a seguir:
1

Riscos do Investimento:

Voltamos a reforçar que quando se trata de investir em Ouro, é quase impossível ter um negócio em que haja 100% de probabilidade de obter retorno. Não se pode esquecer que o valor do Ouro muda a cada minuto sendo por isso difícil prever qual será o seu valor amanhã, na próxima semana, no próximo mês, etc.

2

O investimento em Ouro pode ser realizado através de três maneiras distintas que serão explicadas de forma a que você possa escolher qual a que mais se adapta a si.

Contratos Futuros:

Para realizar este tipo de investimento no Brasil o mais aconselhado será se registar no Website BM&FBovespa. Aqui o investimento pode ser realizado entre 0,225 g e as 10 g, ou terá ainda uma alternativa de realizar um contrato de 250 g. Uma das vantagens deste tipo de negócio é que está isento do imposto de renda para investimentos de valores inferiores a R$ 20.000.

Ouro Físico:

Investir em ouro físico é um processo mais difícil do que o método apresentado anteriormente. Para poder investir em ouro físico será necessário, em primeiro lugar encontrar uma empresa que o faça este tipo de transações, depois terá de se cadastrar e provar que tem uma renda superior a R$ 10.000.

Um problema que irá surgir é que é necessário um banco que esteja disposto a guardar o seu ouro, no qual terá que pagar uma taxa que poderá variar dependendo do valor que lá inserir.

Este método tem ainda um risco maior devido ao seu ouro não ser mantido numa instituição financeira que contém um maior nível de segurança e confiança.

Fundos de Investimento:

Por fim e o mais acessível para a maioria das pessoas, os fundos de investimento. Neste tipo investimentos há um grupo de pessoas que juntas investem em ouro. Aqui uma grande vantagem é que temos um gestor a tomar conta dos nossos investimentos que nos ajuda a fazer as melhores escolhas.

Temos, por exemplo, o Caixa FI Ouro Multimercado LP que nos permite investir um montante com o valor mínimo de R$ 5.000, onde iremos ter uma taxa de administração de 1.5% por ano.

Uma boa precaução a ter, se decidir optar pelos fundos de investimento, é escolher bem o seu gestor visto que será ele que irá investir o seu dinheiro.

3

Saber quando Investir:

Para que você possa investir é necessário que saiba as melhores alturas para o fazer, sendo que quando há instabilidade econômica a tendência é para que o valor do ouro suba. Já quando existe grande estabilidade econômica o valor tem tendência a cair.

Nos últimos tempos a tendência tem sido a de manter o seu valor, mas com toda a crise econômica que se tem feito sentir nos mercados, este valor deverá aumentar.

Como investir em ouro no Brasil - Passo 3

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como investir em ouro no Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como investir em ouro no Brasil

Como investir em ouro no Brasil
1 de 2
Como investir em ouro no Brasil

Voltar ao topo da página