Como iniciar um trabalho de jardineiro autônomo

Como iniciar um trabalho de jardineiro autônomo
Imagem: helpster.de

Se a jardinagem é o seu hobby favorito, talvez esse seja o seu futuro profissional. Se você gosta de trabalhar com plantas, saiba que é possível transformar essa paixão numa profissão, seja a tempo parcial ou integral. Você pode até fazer uma boa grana, desde que não tenha problemas em fazer algumas tarefas mais pesadas e sujas. A sua carga horária será determinada por você, e o controlo do trabalho será feito por você - duas vantagens muito legais. Se está interessado em saber como iniciar um trabalho de jardineiro autônomo, continue lendo esse artigo do umComo e mude o seu futuro profissional hoje mesmo.

Passos a seguir:
1

Ferramentas

Para iniciar um trabalho de jardineiro autônomo, você vai necessitar de material. Faça um inventário das ferramentas que já possui. A ferramentas que você usa no seu jardim devem ser suficientes. Você vai necessitar apenas do básico: cortadores, tesouras de poda, ancinho, vassoura, soprador de folhas e sacos do lixo. É preferível começar com o material que já tem ao invés de gastar seu dinheiro no começo. A sua prioridade inicial deve ser conseguir uma base de clientes e ganhar alguma grana, não gastar em coisas que não necessita.

Dica: Invista numa boa farda e numas botas confortáveis e resistentes. Se o dinheiro for escasso, um bom par de tênis serve.

2

Faturas e cartões

Você precisará de comprar um livro de faturas e uma agenda, para registar seus negócios e acompanhar as datas marcadas para os trabalhos. Investir em cartões de visita também é uma boa ideia, isso vai ajudar a divulgar seu serviço a potenciais clientes. Faça no computador de casa, listando os seus serviços, e procure um loja de impressões com bons preços. Quando tiver os cartões prontos, dê um a todas as pessoas que conhece. Acesse esse artigo para saber como anunciar serviços de jardinagem de outras formas.

Dica: Guarde todos os recibos no mesmo lugar. Será mais fácil declarar impostos mais tarde.

3

Clientes

Procure pessoas que não gostam de trabalhar ao livre, para que você o possa fazer por elas. Comunidades de idosos são um bom local para distribuir cartões de visita, pois as pessoas idosas não conseguem tratar mais do seu jardim. Não esqueça que a primeira impressão é tudo e que o seu trabalho é a sua melhor propaganda.

Contacte corretores de imóveis. É frequente encontrar casas que, antes de serem vendidas, necessitam de manutenção do jardim. Faça um bom trabalho e pode até conseguir contratos mensais, que é o ideal para quem procura um fluxo estável de dinheiro.

Imagem: progetto900.it
4

Concorrência

Faça uma busca dos serviços de jardinagem da sua área. Muitos dos serviços de jardinagem não fazem mais do que aparar o gramado. Ofereça alguns cartões de visita para as pessoas que oferecem esse serviço e pode até ser recomendado para alguém que procure trabalho a nível dos arbustos. Se você fizer um bom trabalho, pode ser recomendado novamente e conseguir mais trabalho.

5

Preço

Defina o preço dos seus serviços. O preço médio cobrado por um jardineiro varia ente R$25 e R$50 por hora. Quanto mais experiência você ganhar, mais dinheiro poderá cobrar. No começo, é preferível que você cobre por cada hora de trabalho e não por serviço. Evite errar a previsão do tempo que você vai levar para fazer um trabalho e acabar perdendo um dia inteiro, por pouco dinheiro. Quando você se acostumar com os serviços, você saberá se é mais ou menos lucrativo cobrar por cada trabalho feito.

6

Depois de conseguir seu primeiro trabalho, você estará lançado para uma carreira autossuficiente na jardinagem. Se ainda está com dúvidas em relação a esse passo, dê uma olhada nesse artigo para saber qual a vantagem de ser autônomo.

Boa sorte!

Imagem: steintree.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como iniciar um trabalho de jardineiro autônomo, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.