Como funciona uma Associação de Moradores

Como funciona uma Associação de Moradores
Imagem: paulinhotapirai.blogspot.com.br

Você sabe como funciona uma associação de moradores? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar a esclarecer suas dúvidas quanto ao seu funcionamento e funções dentro da comunidade. Uma associação de moradores representa a união e organização de uma parcela de moradores de um bairro, quarteirão, rua, vila etc. Por meio desta união, eles promovem ações de solidariedade e melhoria da qualidade de vida dos moradores que ali residem.

O que é uma associação de moradores? Para que serve?

Eles cumprem um papel de reivindicar e lutar pelos direitos dos moradores que trabalham e cumprem seus deveres de cidadãos. Eles reivindicam estes direitos juntamente ao poder público e órgãos competentes do município.

Uma associação de moradores se bem realizada e bem organizada, por ser um componente essencial para tornar nossa sociedade mais justa e unida em prol de seus direitos e igualdade social. Ao lutar pelos direitos das pessoas, a associação de moradores não está pedindo favores e solicitando ajuda somente por caridade, e sim, lutando por ideais e melhorias que deveriam já ter sido implantadas em prol da qualidade de vida e saúde dos moradores da região em questão.

Imagem: www.uff.br

Funções atribuídas a uma associação de moradores

Ela age como um instrumento que dá voz e expressa as necessidades que os moradores precisam, eles devem definir com esta população quais são as prioridades e necessidades que mais estão prejudicando suas vidas, eles podem se manifestar quanto ao atendimento da população quanto às condições de transporte oferecidas, segurança, recolhimento do lixo, serviços disponibilizados pelo posto de saúde e outros.

Pode-se considerar por meio destas afirmações, que uma associação de moradores pode exercer um papel muito importante dentro de nossa sociedade. Você conhece alguma associação de moradores? Seu bairro possui uma?

A associação de moradores deve discutir as prioridades e reivindicações que serão realizadas por meio de discussões democráticas com os participantes da associação.

Para colocar em prática e lutar pelos ideais que acredita, ela deve unir as forças dos moradores, convocar e organizar a população para que lutem juntos em prol de um objetivo.

A associação de moradores é uma ferramenta para lutar contra a injustiça e necessidades que a população precisa suprir para ter uma vida digna e de qualidade.

E você? Já pensou em criar uma associação de moradores para lutar pelo bem de sua cidade e população de seu bairro?

Imagem: pmspa.rj.gov.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona uma Associação de Moradores, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • Você acredita no poder da união da sociedade? Comente! Iremos adorar saber sua opinião acerca deste assunto!