Partilhar

Como funciona o leilão holandês

Como funciona o leilão holandês

Quando falamos de leilões, todos nós imaginamos o típico salão americano, no qual encontramos um homem expondo um quadro e outro agitando um martelo de madeira. E embaixo dezenas de pessoas bem vestidas fazendo lances. É certo que há muitos leilões que podem ser assim, e muitos outros que não, entre eles o leilão holandês. Para entender melhor como podem ser realizados, em umComo.com.br explicamos a você como funciona o leilão holandês.

Também lhe pode interessar: Como anunciar no bom negócio

O que é o leilão holandês

No leilão holandês os participantes não dão um lance de forma direta; quem oferece o artigo é que estabelece um lance máximo, sendo normalmente um preço muito alto, o qual vai diminuindo até que alguém decide aceitar.

Caso ninguém aceite, chega-se ao preço mínimo de reserva, que é o mínimo pelo qual o dono do artigo aceita oferecê-lo.

Ao contrário do leilão americano, ninguém perde seu dinheiro, só paga quem for comprar o artigo.

Como e quando é utilizado o leilão holandês

Normalmente este tipo de leilão é usado quando se tem uma grande quantidade de objetos para leiloar, e deseja-se vendê-los rapidamente, já que não é preciso ir escutando os lances de todos os participantes, mas apenas o do ofertante.

O artigo costuma terminar com um preço menor neste tipo de leilões do que em outros. Utiliza-se para uma ampla variedade de vendas, desde grandes quantidades de dívida pública que um país deseja colocar no mercado até matérias-primas.

O procedimento é o seguinte:

  • O possuidor do artigo oferece um lance máximo
  • Este lance vai baixando caso nenhum participante o aceite.
  • Alguém aceita o lance e paga a quantidade acertada pelo artigo.
  • Caso ninguém a aceite, o possuidor oferece um lance mínimo, que pode ou não ser aceite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o leilão holandês, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

1 comentário
ernesto veloso
acho o metodo excelente

Como funciona o leilão holandês
Como funciona o leilão holandês

Voltar ao topo da página