Partilhar

Como funciona o horário flexível

Por Alana Martins. Atualizado: 1 dezembro 2017
Como funciona o horário flexível
Imagem: desenvolvimentopessoaleorganizacional.blogspot.com.br

Você gostaria de saber como funciona o horário flexível? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar! A legislação trabalhista vigente em nosso país não possui nenhuma lei que nos dê informações sobre a jornada de trabalho flexível e estabelece, com exceção dos casos especiais, uma jornada diária de trabalho de 8 horas por dia, isso resulta ao todo em 44 horas de trabalho semanais.

Também lhe pode interessar: Como funciona o adicional de insalubridade

O horário flexível

O horário flexível consiste em uma parceira ou acordo realizado entre o empregador e o empregado, que permite que ele cumpra sua jornada de trabalho dentro de um período previamente estabelecido do dia, ou seja, ele poderá escolher que horário do dia realizar e terminar seu expediente de trabalho, cumprindo as horas pré-determinadas pelo empregador.

Nestes casos, deve ser realizada uma apuração de quantas horas realmente o funcionário trabalhou, desta forma pode-se pagar as horas extras que ele possa ter realizado ou descontar as possíveis faltas.

Vantagens proporcionadas pelo horário flexível

A grande vantagem deste tipo de trabalho é que ele promove uma redução dos atrasos, saídas do trabalho antes do horário e faltas.

Dentre as vantagens que o funcionário e o empregador podem usufruir com um horário flexível, vale a pena destacar:

  • Ele permite que a jornada seja cumprida da forma escolhida pelo funcionário, isto não gera nenhum prejuízo quanto ao seu trabalho e as funções desempenhadas na empresa;
  • Desta forma o empregado pode planejar e cuidar melhor de sua vida e assuntos pessoais (como por exemplo: levar seu filho na escola, praticar atividades de lazer, ir à academia e outros);
  • É uma forma de estabelecer uma relação de parceria e comprometimento entre o funcionário e o empregador.
Como funciona o horário flexível - Vantagens proporcionadas pelo horário flexível
Imagem: empreendedoronline.net.br

Desvantagens devido à realização do horário flexível

Como tudo na vida tem seus pontos positivos e negativos, o horário flexível pode promover algumas desvantagens, como:

  • Aumenta a dificuldade em gerenciar seus funcionários;
  • Aumenta a dificuldade em manter uma comunicação com os funcionários, visto que, não se sabe o horário que eles escolherão para ir trabalhar;
  • Alguns funcionários poderão ter o rendimento reduzido devido a necessitarem de supervisão durante a execução de suas atividades dentro da empresa.

A flexibilidade no horário de trabalho pode trazer vantagens e desvantagens, é claro, que para os profissionais que são funcionários das empresas, esta forma de jornada de trabalho é bem mais interessante.

Como funciona o horário flexível - Desvantagens devido à realização do horário flexível
Imagem: ffmblu.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o horário flexível, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Conselhos
  • E você? Que tipo de jornada de trabalho desempenha? Gostaria de obter uma parceria com seu chefe e estabelecer uma jornada flexível? Comente! Iremos adorar saber sua opinião sobre este assunto.

Escrever comentário sobre Como funciona o horário flexível

1 comentário
Cláudio da Cunha
Sou diretor de um clube social e tenho um gerente que responde pela sede do clube (uma área de 110.000m2) e que é responsável pela conservação, manutenção, limpeza e portaria. O clube funciona das 6:00 às 22:00, de segunda a sábado e aos domingos das 6:00 às 18:00. Para que esse gerente pudesse estar à disposição do clube o maior tempo possível, dentro de sua jornada semanal de 44 horas, quero adotar o horário flexível, que també o ajudará em outras atividades que ele exerce. Gostaria de uma opinião.

Como funciona o horário flexível
Imagem: empreendedoronline.net.br
Imagem: ffmblu.com.br
1 de 3
Como funciona o horário flexível

Voltar ao topo da página