Como funciona o horário flexível


Você gostaria de saber como funciona o horário flexível? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar! A legislação trabalhista vigente em nosso país não possui nenhuma lei que nos dê informações sobre a jornada de trabalho flexível e estabelece, com exceção dos casos especiais, uma jornada diária de trabalho de 8 horas por dia, isso resulta ao todo em 44 horas de trabalho semanais.
O horário flexível
O horário flexível consiste em uma parceira ou acordo realizado entre o empregador e o empregado, que permite que ele cumpra sua jornada de trabalho dentro de um período previamente estabelecido do dia, ou seja, ele poderá escolher que horário do dia realizar e terminar seu expediente de trabalho, cumprindo as horas pré-determinadas pelo empregador.
Nestes casos, deve ser realizada uma apuração de quantas horas realmente o funcionário trabalhou, desta forma pode-se pagar as horas extras que ele possa ter realizado ou descontar as possíveis faltas.
Vantagens proporcionadas pelo horário flexível
A grande vantagem deste tipo de trabalho é que ele promove uma redução dos atrasos, saídas do trabalho antes do horário e faltas.
Dentre as vantagens que o funcionário e o empregador podem usufruir com um horário flexível, vale a pena destacar:
- Ele permite que a jornada seja cumprida da forma escolhida pelo funcionário, isto não gera nenhum prejuízo quanto ao seu trabalho e as funções desempenhadas na empresa;
- Desta forma o empregado pode planejar e cuidar melhor de sua vida e assuntos pessoais (como por exemplo: levar seu filho na escola, praticar atividades de lazer, ir à academia e outros);
- É uma forma de estabelecer uma relação de parceria e comprometimento entre o funcionário e o empregador.

Desvantagens devido à realização do horário flexível
Como tudo na vida tem seus pontos positivos e negativos, o horário flexível pode promover algumas desvantagens, como:
- Aumenta a dificuldade em gerenciar seus funcionários;
- Aumenta a dificuldade em manter uma comunicação com os funcionários, visto que, não se sabe o horário que eles escolherão para ir trabalhar;
- Alguns funcionários poderão ter o rendimento reduzido devido a necessitarem de supervisão durante a execução de suas atividades dentro da empresa.
A flexibilidade no horário de trabalho pode trazer vantagens e desvantagens, é claro, que para os profissionais que são funcionários das empresas, esta forma de jornada de trabalho é bem mais interessante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o horário flexível, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.
- E você? Que tipo de jornada de trabalho desempenha? Gostaria de obter uma parceria com seu chefe e estabelecer uma jornada flexível? Comente! Iremos adorar saber sua opinião sobre este assunto.