Partilhar

Como funciona o corredor da morte

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como funciona o corredor da morte
Imagem: ipcdigital.com

O termo corredor da morte faz referência aos presos que estão na fila de espera para serem executados, ou seja, após receberem a sentença de morte. O corredor de fato não existe, nos países que há pena de morte os presos geralmente ficam em selas confortáveis e individuais, com televisão, mesa e chuveiro. Entenda como funciona o corredor da morte e quais são as suas etapas:

Também lhe pode interessar: Como funciona a pena de morte

O que fazem no seu tempo livre até o dia da morte

A espera até o dia da execução pode ser de anos de duração, o que depende tanto da fila de espera, quanto da apelação (se o réu deseja apelar por clemência) e de todas as outras partes burocráticas do processo. Mas em todo esse tempo os detentos não ficam olhando pro céu e contando estrelas, são atribuídas tarefas a cada um deles, elas podem ser: tarefas na cozinha, limpeza, trabalhar na lavanderia, fazer exercícios físicos e até participar de cultos religiosos.

Contato com as pessoas

Como sabemos, cada preso tem direito à visitas, podem ser familiares, amigos ou advogados com exceção de algumas penas, aquelas obtidas por crimes hediondos. Durante a espera no corredor da morte também ocorrem visitas, mas estas, sem contato direto, apenas através de um vidro. A maioria das visitas são de advogados, afinal, ainda há esperança de liberdade e no caso dos EUA, cerca de 5 detentos escapam da fila de morte por ano.

A última noite de sono tranquila

O preso então é levado a uma área para passar sua última semana de vida assim que a execução é marcada, isso acontece quando as apelações terminam, sem efeito é claro. Essa área, chamada de "área de vigília" é composta por poucas celas, onde o detento fica trancado, vigiado por dois guardas e pode sair apenas para ir ao banheiro, se consultar com padres, psicólogos ou advogados.

Última refeição

Curiosamente, à frente da porta onde se encontra a sala de execução, existe um espaço com uma mesa, que é onde o preso pode ter sua última refeição junto com sua família, nessa ocasião quase que especial o detento precisa da autorização do diretor da prisão.

Como funciona o corredor da morte - Última refeição
Imagem: pessoes.hsw.uol.com.br

O dia da execução

Se tudo ocorrer como deve ser e a data não for adiada, o condenado então é amarrado em uma maca (isso conforme os padrões de pena de morte nos Estados Unidos, à países como Indonésia ou China que a pena de morte é cumprida através de fuzilamento). E então o preso pode dizer suas últimas palavras (sim, funciona como naqueles filmes hollywoodianos) e elas serão registradas. Depois disso, ele vai até a câmara onde testemunhas, familiares do preso e da vítima, convidados e jornalistas podem assistir à morte do réu.

Veja também o nosso artigo sobre como é a vida na cadeia.

Como funciona o corredor da morte - O dia da execução
Imagem: mdig.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o corredor da morte, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como funciona o corredor da morte

Como funciona o corredor da morte
Imagem: ipcdigital.com
Imagem: pessoes.hsw.uol.com.br
Imagem: mdig.com.br
1 de 3
Como funciona o corredor da morte

Voltar ao topo da página