Partilhar

Como funciona a pena de morte

Por João Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como funciona a pena de morte
Imagem: jcnet.com.br

A pena de morte é uma medida que suscita muitas questões e desentendimentos por parte da população. Em muito países ela já foi abolida, no entanto, em outros ainda está em vigor. De forma a esclarecer quais são as situações onde pode acontecer o umComo explica como funciona a pena de morte e quais os países que aprovam este método.

Também lhe pode interessar: Como funciona o corredor da morte

Considerações sobre a pena de morte

A pena de morte é um assunto sensível de ser tratado pois estamos a falar do direito de tirar a vida a uma pessoa. No Brasil a pena de morte não é praticada desde 1876, no entanto existem mais de 60 países onde ainda o é. Apenas em casos excepcionais a execução pode ser praticada no Brasil, ou seja, em caso de crimes militares, contudo ainda não se verificou algum desses casos. Crimes como homicídio qualificado, estupro, terrorismo, traição ao país em caso de guerra em alguns países por adultério, homossexualidade e assalto à mão armada.

Pensamentos como, criminosos que no fim de cobrarem a sua pena de cadeia voltam às ruas e cometem os mesmo crimes ou piores, ou um pensamento mais religioso, sem querendo tomar partido, de que o ser humano enquanto igual não tem o poder de tomar a decisão de tirar a vida a alguém levantam algumas discussões sobre o abolir ou não a pena de morte.

Na Europa a abolição desta medida foi feita maioritariamente durante os séculos XIX e XX, e atualmente nenhum país o aprova. Já na América mais de metade dos estados aplica este processo de execução bem como em alguns países do continente asiático, pondo em relevância a China que é o país que mais execuções aplica por ano.

Na imagem podemos ver o mapa onde a pena de morte é aplicada, sendo que a cor vermelha corresponde que é aplicada, o castanho que é aplicada apenas em alguns casos, o verde só em exceções como crimes militares e o azul que não é aplicada de todo.

Como funciona a pena de morte - Considerações sobre a pena de morte
Imagem: billytag.com

Quais os países que mais executam

Ainda que pareça estranho, o número de execuções por ano em alguns países pode chocar um pouco a nossa percepção da realidade. Os três países que cometem mais penas capitais por ano são a China, o Irão e o Iraque. Em seguida apresentamos a lista completa:

  • China - 2.400 (número estimado)
  • Irão - 369
  • Iraque - 169
  • Arábia Saudita - 79
  • EUA - 39
  • Somália - 34
  • Sudão - 21
  • Yemen - 13
  • Japão - 8

Estes são dados do ano 2013. Na lista não consta a Coreia do Norte devido a falta de informações por questões alheias.

Métodos mais utilizados em pena de morte

Existem vários métodos de fazer a execução, desde os mais dolorosos aos mais indolores. Os mais utilizados são a cadeira elétrica e a injeção letal pois são os mais rápidos e menos chocantes. Contudo, em alguns países, ainda são utilizados o apedrejamento, fuzilamento, fogueira e enforcamento.

O processo de execução oficial tem custos bastantes elevados para os governos dos países e são sujeitos a um estudo intensivo do sucedido para que não haja nenhum ponto de interrogação no momento do ato.

Um tempo antes de serem executados, os prisioneiros são submetidos em um novo alojamento dentro do estabelecimento prisional, o corredor da morte em que têm direito a uma cela com mais condições, o aconselhamento de psicólogos, advogados e até mesmo padres se o quiserem, e uma última refeição com a família que funciona como um último adeus. Não só para o sujeito mas também para a família este processo é bastante doloroso a nível emocional e esta fase é bastante delicada, fazendo com que muitas vezes os prisioneiros em questão tenham esgotamentos mentais e emocionais.

Como funciona a pena de morte - Métodos mais utilizados em pena de morte
Imagem: primeirahora.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a pena de morte, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como funciona a pena de morte

Como funciona a pena de morte
Imagem: jcnet.com.br
Imagem: billytag.com
Imagem: primeirahora.com.br
1 de 3
Como funciona a pena de morte

Voltar ao topo da página