Como funciona a lavagem de dinheiro

Como funciona a lavagem de dinheiro
Imagem: radios.ebc.com.br

Lavagem de dinheiro é o termo utilizado para transformar dinheiro sujo em dinheiro limpo, é provável que a maioria das pessoas já saibam disso, mas pera aí, como assim dinheiro sujo e dinheiro limpo? É simples, todo o dinheiro com circulação, seja em transações bancárias ou de dinheiro vivo é regulamentada e toda a renda e gastos das pessoas e das empresas é fiscalizado. Isso justamente para evitar a circulação de dinheiro sujo, que é obtido através de negócios ilegais como tráfico de drogas, prostituição, tráfico de armas, corrupção, etc.

O processo de lavagem de dinheiro é utilizado pelas pessoas que praticam esses negócios para que eles possam usar o seu dinheiro obtido sem serem pegos pelas fiscalizações. Neste artigo, umComo te explica um pouco como funciona a lavagem de dinheiro seja no Brasil ou no mundo.

O processo de lavagem

Primeiro, gostaria de dizer que em algumas pesquisas descobri que esse termo surgiu a partir da descoberta da primeira forma de lavagem de dinheiro, que era feita utilizando uma lavanderia como fachada por uma máfia de criminosos. Mas existem pessoas que dizem que esse termo surgiu da forma de transformar o dinheiro sujo em limpo, como se fosse efetuada uma lavagem.

Enfim, vamos ao processo. Na introdução demos uma ideia superficial de como ela funciona mas para que você possa entender melhor, vamos aprofundar um pouco mais.

Imagine um traficante, que no seu dia-a-dia efetua diversas vendas de substâncias ilícitas, todo o dinheiro que ele obtém a partir dessas vendas é sujo, ele não pode simplesmente depositar num banco enormes quantias sem dar satisfação antes – os bancos, com exceção dos paraísos fiscais que a frente explicarei o que são, necessitam de provas de onde vem o dinheiro quando grandes depósitos são efetuados – isso obriga os traficantes a buscar uma forma de limpar o dinheiro, antes de utilizá-lo e aí entra o papel dos paraísos fiscais. Os bancos que não necessitam de provas quando depósitos anônimos são efetuados são chamados paraísos fiscais, isso é possível por causa da legislação local desses bancos, alguns exemplos de locais que permitem esses bancos são: Bahamas, Bahrain, as Ilhas Cayman, Hong Kong, Antilhas, Panamá e Singapura.

Ok, até aí está fácil, mas o depósito não é a única parte do processo, para facilitar o entendimento vamos dividir esse processo em algumas etapas, são elas: Colocação, Ocultação e Integração.

A primeira parte já foi explicada então vamos definir as duas últimas.

Voltando ao nosso "querido amigo" traficante que estamos usando para exemplificar a situação, sabemos que ele acabou de efetuar um depósito num paraíso fiscal de Bahamas e agora, para sacar esse dinheiro ele primeiro precisa passar pela etapa de ocultação antes de sacar o dinheiro, se não quiser ser preso e enfrentar de 3 a 10 anos de reclusão com multa, se ele for brasileiro.

O processo de ocultação pode ocorrer de duas formas diferentes, pode ser efetuando pequenos depósitos a partir do montante inicial em diversas contas bancárias – essas que podem ser de países diferentes para dificultar ainda mais o rastreamento – ou comprando objetos do mercado negro ou até mesmo bilhetes de mega sena (em breve explicarei o processo da mega sena) para limpar o dinheiro. A ultima etapa, a integração se encontra logo após a ocultação e consiste em integrar o dinheiro que foi depositado em outras contas em uma terceira e única, onde o dinheiro, após ter passado por inúmeros processos se tornará limpo.

E assim funciona a lavanderia do crime.

Agora vamos mostrar algumas maneiras de como a lavagem de dinheiro é feita, afinal, o modelo acima serve para exemplificar o processo chave, ou básico, de como o dinheiro sujo é transformado em dinheiro limpo.

Imagem: slideplayer.com.br

Lavagem de dinheiro através de empresas fantasmas

Imagine novamente a situação do mesmo traficante, ou, se quiser variar um pouco vamos usar como exemplo um cafetão, um homem que ganha dinheiro através da prostituição.

Este, também quer lavar o seu dinheiro sujo, mas bolou um plano diferente e vai lavar o seu dinheiro através de uma empresa fantasma, que será um restaurante. A escolha de um restaurante não é atoa, é a mesma escolha que fazem a maioria das pessoas que lavam dinheiro pois o restaurante é uma empresa que naturalmente lida com dinheiro em espécie, não tendo que apresentar frequentes notas fiscais que comprovam qual foi o seu lucro real.

Essas empresas podem ser reais, físicas ou apenas existirem no mundo fiscal, essas são as chamadas empresas fantasmas. No caso de uma empresa que exista fisicamente, ela seria utilizada como fachada e irá mentir sobre o seu real lucro e num restaurante ou lanchonete a maioria das vendas são feitas por cédulas vivas, tornando mais fácil o negociante mentir sobre o seu lucro mensal. Imagine que esta lanchonete fatura 200 reais por dia, ela pode dizer que faturou 300 e o mafioso pode então lavar 100 reais do seu dinheiro, como se ele fosse parte do lucro diário desta empresa.

Neste caso, todo o lucro efetuado por cada empresa é descontado pelo Imposto de renda, o negociador então perde parte do seu dinheiro sujo no processo de lavagem, mas não importa, considerando que dinheiro sujo não existe (uma vez que não pode ser gasto, pois o seu uso levanta suspeitas).

Uma curiosidade: muitos políticos corruptos, principalmente de cidades pequenas conseguem facilmente lavar dinheiro de verbas publicas, como isso funciona: O político entra em um acordo com a empreiteira que vai efetuar a obra, pede para que ela efetue uma nota fiscal de um milhão de reais, enquanto foram gastos apenas 500 mil reais, desses 500 mil que sobraram, 50% fica com a empresa e os outros 50% com o político corrupto, eles então terão 250 mil reais sujos e agora podem escolher de que forma limpar este dinheiro.

Lavagem de dinheiro através da Mega Sena

No Brasil, é uma das formas mais comuns de se realizar a lavagem de dinheiro.

Imagine que, para variar novamente, vamos usar o exemplo do querido político corrupto acima que agora possui 250 mil reais sujos e decidiu que vai limpá-los através da Mega Sena, mas como isso funciona?

Primeiramente, ele vai precisar de alguma pessoa que tenha acesso ao nome dos ganhadores da mega sena o que, no mundo do crime, não é tão difícil de se achar. Então, agora ele tem acesso a uma pessoa que ganhou 150 mil na mega sena e ela ainda não sabe, mas ganhará um bônus nessa quantia.

O político faz uma oferta ao ganhador, compra o seu bilhete e mais uma grande quantidade de bilhetes de forma que gaste todo o seu dinheiro. O lucro da mega sena é determinado pela quantidade de bilhetes comprados, se ele gasta 250 mil reais com bilhetes, o premio que valia 150 mil agora vale 400 mil. A oferta que ele fez é a seguinte, para a pessoa que ganharia 150 mil ele oferece 300 mil, a pessoa dificilmente vai recusar, ainda mais por que não sabe do que se trata a oferta. O político, dos 400 mil entrega 300 mil para o verdadeiro ganhador e agora tem 100 mil reais limpos.

Estima-se que cerca de 2% de todo o PIB mundial circula em forma de dinheiro sujo, mais ou menos 500 bilhões de dólares.

É interessante que no começo dos anos 2000, um grupo de 200 pessoas tinha sido premiado 9095 vezes nas loterias no Brasil. Cerca de 20 inquéritos foram abertos pela PF para investigar os sortudos, que não pertenciam a um só esquema de corrupção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a lavagem de dinheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • Com este artigo o umComo não pretende de forma nenhuma incitar a lavagem de dinheiro (punido por lei), mas sim alertar as pessoas para como todo este processo se realiza e que desse modo estejam mais atentas e não se deixem eludir por eventuais esquemas como estes.