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Como fazer uma segmentação de mercado

Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 março 2021
Como fazer uma segmentação de mercado

Segmentar o mercado segundo as variáveis que a empresa considera oportunas é um passo essencial para poder conhecer nosso público e, em consequência, elaborar uma estratégia de marketing bem-sucedida. No entanto, segmentar o mercado corretamente não é tão simples, e há algumas pautas básicas que temos que seguir se queremos fazê-lo corretamente. Neste artigo de umComo.com.br, ensinaremos essas pautas para fazer uma segmentação de mercado.

Fonte fotografa: biz-tec.mx

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Passos a seguir:
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O primeiro passo seria segmentar o mercado potencial sob critérios gerais objetivos, já que este critério permite-nos conhecer as características demográficas e socioeconômicas de nossos clientes ou potenciais clientes, e é muito simples de fazer. Podemos fazê-lo por sexo, idade, renda, lugar de residência, etc. São dados fáceis de se obter e classificar.

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Uma vez que tenhamos distribuído os dados anteriores, teremos que escolher qual será nosso mercado objetivo, ou seja, aqueles a quem desejamos oferecer nosso produto e que podem comprá-lo. Por exemplo, se queremos vender um produto de cosmética feminina de alto nível, nosso mercado objetivo será aqueles segmentos de mulheres de meia idade, com uma renda média alta.

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Posteriormente, teremos que conhecer o perfil de consumo de nosso mercado objetivo, isto é, como esse setor costuma relacionar-se com o mercado, bem como as pautas de comportamento quando se trata de comprar um produto como o nosso. A investigação deve ser feita em torno de variáveis como:

  • Estilo de vida;
  • Gostos e preferências;
  • Opiniões;
  • Hábitos de consumo (em que circunstâncias consomem mais ou menos).

Deve-se realizar a investigação, como é lógico, dentro do segmento selecionado na seção anterior.

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Uma vez conhecido e pesquisado o perfil de consumo de nossos potenciais clientes, teremos que desenhar uma estratégia de marketing que se ajuste às necessidades da empresa e de nosso mercado, para ligar de forma eficiente a produção com o consumo.

Para isso, deveremos ter principalmente em conta o marketing mix, isto é, a correta disposição das variáveis do preço, a produção, a promoção e a distribuição.

Como fazer uma segmentação de mercado - Passo 4
Imagem: marketingplan.net
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Finalmente, se todas nossas decisões tiverem sido acertadas, nosso produto poderá ser vendido no segmento de mercado que escolhemos de forma idônea. E é o momento de procurar novos mercados para ampliar nossas vendas.

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