Como fazer uma segmentação de mercado
Segmentar o mercado segundo as variáveis que a empresa considera oportunas é um passo essencial para poder conhecer nosso público e, em consequência, elaborar uma estratégia de marketing bem-sucedida. No entanto, segmentar o mercado corretamente não é tão simples, e há algumas pautas básicas que temos que seguir se queremos fazê-lo corretamente. Neste artigo de umComo.com.br, ensinaremos essas pautas para fazer uma segmentação de mercado.
Fonte fotografa: biz-tec.mx
O primeiro passo seria segmentar o mercado potencial sob critérios gerais objetivos, já que este critério permite-nos conhecer as características demográficas e socioeconômicas de nossos clientes ou potenciais clientes, e é muito simples de fazer. Podemos fazê-lo por sexo, idade, renda, lugar de residência, etc. São dados fáceis de se obter e classificar.
Uma vez que tenhamos distribuído os dados anteriores, teremos que escolher qual será nosso mercado objetivo, ou seja, aqueles a quem desejamos oferecer nosso produto e que podem comprá-lo. Por exemplo, se queremos vender um produto de cosmética feminina de alto nível, nosso mercado objetivo será aqueles segmentos de mulheres de meia idade, com uma renda média alta.
Posteriormente, teremos que conhecer o perfil de consumo de nosso mercado objetivo, isto é, como esse setor costuma relacionar-se com o mercado, bem como as pautas de comportamento quando se trata de comprar um produto como o nosso. A investigação deve ser feita em torno de variáveis como:
- Estilo de vida;
- Gostos e preferências;
- Opiniões;
- Hábitos de consumo (em que circunstâncias consomem mais ou menos).
Deve-se realizar a investigação, como é lógico, dentro do segmento selecionado na seção anterior.
Uma vez conhecido e pesquisado o perfil de consumo de nossos potenciais clientes, teremos que desenhar uma estratégia de marketing que se ajuste às necessidades da empresa e de nosso mercado, para ligar de forma eficiente a produção com o consumo.
Para isso, deveremos ter principalmente em conta o marketing mix, isto é, a correta disposição das variáveis do preço, a produção, a promoção e a distribuição.
Finalmente, se todas nossas decisões tiverem sido acertadas, nosso produto poderá ser vendido no segmento de mercado que escolhemos de forma idônea. E é o momento de procurar novos mercados para ampliar nossas vendas.
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