Contabilidade em folhas de cálculo

Como fazer uma planilha de gastos

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer uma planilha de gastos
Imagem: saveup.com

Saber gerenciar bem o dinheiro que possuímos é uma questão essencial para nos darmos bem na vida e evitarmos complicações financeiras, como recorrer a créditos e contrair dívidas. Desta forma, o segredo para tirar melhor partido do dinheiro que temos é anotar os gastos que realizamos. Ao seguir este método não nos iremos surpreender com o desaparecimento "misterioso" de certos montantes e, mais importante, iremos poupar dinheiro. Poderá anotar os gastos em um caderno, mas atualmente com a tecnologia de que dispomos aconselhamos que o faça virtualmente. Assim sendo, continue lendo este artigo umComo.com.br para aprender como fazer uma planilha de gastos.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma planilha de gastos
Passos a seguir:
1

O programa que iremos usar para apontar os gastos virtualmente será o Microsoft Excel. Se não sabe como fazer planilhas no Excel consulte esse artigo, de forma a ganhar algumas bases e se sentir mais à vontade nos passos deste artigo.

Como fazer uma planilha de gastos - Passo 1
Imagem: multiber.com
2

O ideal é criar uma planilha de gastos mensais, com enumeração de cada um dos dias do mês. Faça-o recorrendo às folhas, na barra inferior, mudando o nome de cada uma delas para cada um dos meses do ano ao clicar com o botão direito do rato sobre o separador e selecionando "Mudar o nome". Para uma maior diferenciação também pode mudar a cor das folhas carregando em "Cor do separador", opção que aparece na mesma janelinha que surge quando clica com o botão direito.

Como fazer uma planilha de gastos - Passo 2
3

Agora terá de fazer uma tabela corresponde a cada tipo de despesa que normalmente você tem todos os meses. Faça isso simplesmente escrevendo nas células da folha do documento, em sentido vertical. Enumere despesas de contas da luz, da água, serviço de internet, combustível do carro, compras, etc. Se essas despesas forem muito vagas, forme "sub-despesas", por exemplo: pode dividir a categoria "Compras" em alimentação, roupa, decoração, animais, etc.

Como fazer uma planilha de gastos - Passo 3
4

Nas células horizontais, designadas por letras, escreva "Dia 1", "Dia 2", "Dia 3", por aí adiante. Isso corresponderá a cada dia do mês em que realizou as despesas anteriores. Assim sendo, na linha da despesa, escreva na coluna correspondente ao dia o gasto que teve, como mostrado no exemplo ao lado. Escreva o valor exato, para se tornar mais fácil a monitorização das despesas.

Como fazer uma planilha de gastos - Passo 4
5

Neste momento provavelmente a informação parecerá um pouco confusa, pelo que uma boa forma de organizar visualmente os dados será usando a cor. Existem duas formas de fazer isso: automática e manual. Na automática você seleciona toda a tabela (ou seja, todas as linhas e colunas preenchidas), clica em "Formatar como tabela", na barra acima do espaço onde você insere escreve, escolhe o formato e tons que mais lhe agradam e confirma a seleção a nova janelinha que surgirá.

Como fazer uma planilha de gastos - Passo 5
6

Colocando cor na tabela de forma manual também é muito simples, mas um pouco mais trabalhoso. Selecione células, linhas inteiras ou colunas, e clique no baldinho de tinta para escolher a cor que pretende. Também pode optar por mudar apenas a cor das letras, para isso procede-se da mesma forma mas clica-se no ícone "A" ao lado do ícone do baldinho de tinta. Será útil marcar a vermelho despesas imprevistas ou muito altas.

Como fazer uma planilha de gastos - Passo 6
7

Para terminar, na linha dos dias do mês, escreva "Total" na última célula. Na coluna correspondente, você deverá escrever a soma de todas as despesas que teve em cada uma das categorias, inserindo o valor da soma na linha correspondente. Poderá marcar a vermelho as despesas que sugiram do seu orçamento estimado para esse mês ou aquelas que você terá de evitar no mês seguinte.

Como fazer uma planilha de gastos - Passo 7
8

Repita o processo para todos os meses do ano, e assim conseguirá organizar melhor os seus gastos e perceber em quê e quando está desperdiçando dinheiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma planilha de gastos, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: saveup.com
Imagem: multiber.com
1 de 8
Como fazer uma planilha de gastos