Como fazer uma nota fiscal

Como fazer uma nota fiscal
Imagem: images.vertex42.com/

Para todas as pessoas que trabalham como freelancer e também para empresas que prestam e recebem serviços de outras empresas, é necessário demonstrar os pagamentos através de um documento oficial. Para isto são criadas as notas fiscais, que atuam como intermediárias entre clientes e servem como representação legal do dinheiro movido entre uns e outros. Em umComo.com.br explicamos a você como fazer uma nota fiscal.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, você tem que criar um modelo, com a estética que preferir. Lembre-se que ao tratar de um tema trabalhista é melhor ter uma personalizada, mas o mais correta e séria possível.

2

Inclua seu nome e atividade realizada para a empresa, como pessoa que emite a nota fiscal, ou seja, serviços prestados por você. Coloque ainda o logotipo de sua empresa, caso tenha um.

3

A seguir inclua seus dados fiscais: nome e sobrenome completo, endereço onde realiza o serviço, CPF/CNPJ e telefone de contato.

4

Adicione o valor da nota fiscal (detalhado) e finalmente, o custo total; este valor corresponderá ao custo do seu trabalho.

5

Some os impostos devidos (caso a atividade realizada esteja sujeita a eles) em função de sua atividade e desconte o IRPF que você tenha que pagar por sua situação. Seu cliente pagará por você e em sua declaração aparecerá refletido. Depois de colocar todas as quantidades, some e subtraia. Obterá o custo total que seu cliente deve lhe pagar.

6

Não esqueça de colocar seu número de conta, para que seu cliente faça uma transferência. Indique o banco e seu número completo, para que não tenha dúvidas nem faça confusões. Se achar necessário, solicite ao seu cliente um comprovante do banco quando fizer a transferência ou depósito.

7

Além disso, coloque a data em que o pagamento deve ser feito. Com certeza ao contratar seus serviços vocês fizeram um acordo sobre uma data de entrega e de pagamento. Coloque-a em sua nota fiscal.

8

Finalmente, assine sua nota fiscal e indique ao seu cliente que ela tem caráter oficial, para que não haja confusões.

9

Envie à pessoa responsável e guarde-a para poder apresentar em suas declarações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma nota fiscal, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Revise todos os dados de sua nota antes de enviar.
  • Calcule bem as quantidades para que não haja confusão por escrito.
  • Informe-se antes de quais impostos e IRPF lhe correspondem para fazer uma nota fiscal correta.