Como fazer uma carta de intenção

Como fazer uma carta de intenção
Imagem: letras.ufrj.br

Uma carta de intenção é um tipo de texto muito requerido por diversas instituições em diversos processos de ingressão ou em requerimentos. A carta de intenção é uma maneira de se descrever e dizer seus interesses pela instituição da qual se quer participar. É um dos mais eficazes métodos para demonstrar que você é e porque você tem intenção de participar do que está requisitando. Existem diversos jeitos de escrever sua carta de intenção com eficácia que serão tema do nosso artigo. Continue lendo para saber como fazer uma carta de intenção.

Passos a seguir:
1

Geralmente, quando você vai escrever uma carta de intenção, é porque ela foi requisitada. Para entrar em um projeto, participar de uma empresa, conseguir entrada em algum evento, enfim, para conseguir fazer algo, uma instituição pede uma carta de intenção. Eles utilizarão essa carta para saber quem você é e se você é merecedor do que você está pedindo. Essa é a função primária, além de também saber se você sabe escrever e possui desenvoltura, coesão e coerência. Por isso, é bastante interessante que você escreva esse texto com afinco, dedicação e perfeição.

2

Antes de começar tudo por você mesmo, veja se a instituição não possui um modelo de carta. Esse modelo pode ser encontrado no site da própria, mas se você não encontrar, tudo bem. Você ainda pode escrever com os nossos passos.

3

Comece a carta com o remetente, por exemplo, “Olá Instituição,”. Isso é padrão para todas as cartas e gafes não são interessantes logo de cara, não é? Então, depois que dar o seu oi, diga qual o seu nome completo e descreva quem você é. Faça uma apresentação. Quantos anos tem, onde mora e o que fez da sua vida que pode interessar a quem ler essa carta. Veja os dados que a empresa pede em seu edital e coloque-os de maneira despojada e formal ao longo desse primeiro parágrafo do texto.

Imagem: dicasdeetiqueta.com.br
4

Depois, no segundo parágrafo, comece a dizer porque você gosta do projeto do qual você tem intenção de entrar. Elogie-o, diga seus benefícios para a sociedade e depois comece a dizer porque você é a pessoa que merece entrar. Diga que você quer muito entrar e seja emocional sem qualquer tipo de pieguice ou infantilidade. Pareça uma pessoa controlada e racional, mas com uma pitada de emoção. Também não se esqueça de colocar as suas qualidades, mas tenha uma dose moderada de modéstia. Aqui você pode se alongar e escrever um ou dois parágrafos, dependendo da quantidade de coisas que você tem pra dizer. (Não enrole muito, é feio.)

5

Peça uma resposta. Com toda a educação, dê o seu e-mail, telefone, celular e seu endereço e diga que está aguardando a resposta do endereçado. Faça um encerramento bonito e não esqueça de ter empatia e cordialidade, qualidades essenciais para o sucesso de sua carta de intenção. Aguarde uma resposta da instituição e tenha o seu resultado. Não fique muito triste se levar um não, a vida é cheia de decepções, infelizmente.

Imagem: tonygentilcore.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma carta de intenção, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.