Como fazer uma análise SWOT ou FOFA

Como fazer uma análise SWOT ou FOFA
Imagem: cerasis.com

Uma análise SWOT é aquela que valoriza as fraquezas, ameaças, forças e oportunidades em que se encontra a empresa em um dado momento. É um método de análise imprescindível e básico para realizar no começo de qualquer negócio, e convém elaborá-lo de tempos em tempos para conhecer que situações devemos evitar e quais podemos aproveitar. Em umComo.com.br explicamos como fazer uma análise SWOT ou FOFA de forma simples e rápida.

Passos a seguir:
1

Este tipo de análise é básica em qualquer empresa e seu uso está muito estendido já que pode ser aplicado a qualquer tipo de empresa, seja qual seja seu tamanho ou atividade. Pode ser realizado de forma independente por cada um dos departamentos da empresa ou de forma global para toda esta.

2

A análise SWOT ou FOFA está dividida em duas partes principais:

  • Análise interna: composta pelas forças e fraquezas da empresa. Nesta seção temos que analisar pontos-chave, como a produção, recursos humanos, marketing ou situação financeira.
  • Análise externa: nela se encontram as ameaças e oportunidades. Temos que ter em conta a situação do mercado de nosso setor de negócio, da legislação vigente, concorrência, fornecedores ou meio ambiente.
3

As forças são aquelas circunstâncias intrínsecas à empresa que nos permitem ter uma vantagem competitiva em relação às demais empresas do setor. Isto é, somos melhores que os demais em um ou vários pontos concretos, os quais teremos que melhorar.

4

As fraquezas da análise interna referem-se àquelas situações ou áreas nas quais a empresa não se desenvolve tão bem como seus competidores ou pior do que poderíamos fazer. Isto é, constituem uma barreira para que as coisas pudessem funcionar ainda melhor, e uma vez localizadas, faremos o possível para eliminá-las.

5

Das oportunidades podemos dizer que sempre encontraremos em nosso setor um nicho de mercado que não esteja coberto ou alguma situação do mercado da qual possamos nos aproveitar para sermos melhores que nossos competidores. É importante analisar o mercado e a posição na que se encontra a empresa para encontrar vantagens que nos permitam melhorar.

6

Em ameaças, analisaremos todas aquelas circunstâncias que desde o exterior podem pôr em risco a sobrevivência da empresa ou uma melhora de suas capacidades. Algumas ameaças poderiam ser o setor em crise ou que um competidor nosso estivesse crescendo muito em pouco tempo, já que ambas as situações nos prejudicariam.

7

Em função das conclusões a que tenhamos chegado depois da análise SWOT, uma vez conheçamos a situação do negócio, teremos que pôr em prática medidas que nos permitam aproveitar as oportunidades, reforçar nossa força, eliminar as fraquezas e evitar as ameaças. É conveniente centrar-se em um ou dois aspectos dos citados anteriormente para poder aplicar nossas medidas de forma mais eficiente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma análise SWOT ou FOFA, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.