Planejamento da Produção

Como fazer um plano de produção de uma fábrica

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um plano de produção de uma fábrica

A capacidade de produção é a medição da produção de manufatura durante um período determinado de tempo. O planejamento da capacidade de produção centra-se no uso da capacidade, na medição de quanto estamos usando da nossa capacidade disponível. O Cálculo e o uso da capacidade de planejamento é muito importante porque nos permite tomar medidas hoje para resolver conflitos futuros. Deste modo, as operações podem manter os custos baixos sem deixar de cuidar do cliente.

Vai precisar de:

  • Programas de produção
  • Roteadores de fabricação
  • Calculadora
Também lhe pode interessar: Como fazer o inventário de uma loja

Passos a seguir:

1

Comece pelo cálculo da capacidade disponível. Para calcular a capacidade de produção disponível por turno de 8 horas, use a seguinte fórmula. taxa de produção regular por hora x taxa de rendimento x taxa de eficiência x 8 (horas por turno) Cada um destes valores pode ser encontrado no roteador de fabricação.

2

Calcule a capacidade de produção necessária. Enquanto a capacidade de produção disponível é fixada em quanto são capazes de produzir, a capacidade de produção requerida, chamada muitas vezes de "carga", refere-se ao número de horas que realmente precisamos para isso. Para calcular nossa carga é necessário dispor de informação sobre horários abertos e horários previstos. Os horários abertos são esquemas escritos e colocados de forma livre na produção. Os horários abertos também podem ser denominados como horários da empresa. Os programados referem-se aos horários futuros, recomendados pelo sistema de planejamento e não aplicados ainda à produção. Quando combinados com os horários de abertura, temos uma visão de nossas necessidades de produção total em unidades de produção. Para transformar as necessidades de unidades de produção em horas, use a fórmula seguinte: (unidades de horário planificado unidades horário aberto) / (taxa de produção regular x rendimento x eficiência) A seguir, mostra-se um exemplo de cálculo de carga de capacidade de produção. horário planificado = 5000 unidades, na semana de 18 de abril Horário aberto = 2500 unidades, na semana que começa a 18 de abril Velocidade de Produção regular = 300 unidades por hora Rendimento = 95% Eficiência = 95% Carga = (5.000 unidades 2.500 unidades) / (300 unidades / hr x 0,95 x 0,95) = 27.7 horas requeridas

3

Calcule o uso da produção. Continuando com o exemplo usado anteriormente: supondo que temos 40 horas de produção disponíveis (8 horas por dia x 5 dias) poderíamos calcular nosso uso da produção da seguinte maneira: Uso = carga (em horas) / Horário Disponível = 27.7 horas / 40 horas = 69% de uso Esta taxa de uso de 69% indica que estamos usando mais de dois terços da nossa capacidade disponível. Se mudarmos o exemplo para demonstrar que existem horários abertos e horários previstos em um total de 12.000 unidades no mesmo período, as horas necessárias sobem para 44.3 e aumenta o uso da nossa produção em 111%.

4

O passo final do processo é a capacidade para resolver os conflitos. Agora que calculamos a capacidade necessária e o uso, pode começar a tomar as medidas necessárias para resolver os problemas. O primeiro exemplo de planejamento de uso de 69% teria duas opções disponíveis.

5

Uma opção seria reduzir o número de horas trabalhadas em função de nossas necessidades (27,7 horas). Isso significa simplesmente que a fábrica envia para casa qualquer empregado por horas após o fim dos horários. Isso aconteceria em algum momento perto do meio-dia da quinta-feira. Esta opção mantém um inventário constante, mas provavelmente terá um impacto negativo nos custos de operação e um impacto negativo para os empregados cujos salários seriam reduzidos.

6

Outra opção seria trazer horários das semanas futuras para usar na semana de trabalho. Esta pode ser uma boa opção quando existirem semanas futuras, caso o uso supere o 100%. Esta aproximação denomina-se nível de carga, ou "suavizar a produção", pois mantém a produção em ritmo constante, inclusive quando as necessidades aumentam ou diminuem.

7

No exemplo onde o uso é medido em 111% as opções para resolver o conflito são: a programação de horas extras, usando alguns programas na semana seguinte ao nível de carga, ou as operações poderiam levar à melhorias no rendimento e na eficiência para compensar o déficit de capacidade.

8

Independente da solução escolhida, o planejamento da capacidade de produção permite à organização prever os conflitos de programação e tomar medidas para resolver o conflito antes de que ele possa afetar a empresa, seus empregados ou clientes de forma negativa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um plano de produção de uma fábrica, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos

  • - O Planejamento da capacidade deve ser feito de forma regular (uma vez por semana ou uma vez por mês) para assegurar a identificação e resolução de qualquer conflito futuro antes dele virar um problema.
  • - Uma aproximação similar é usada para planejar a capacidade em uma indústria de serviços. Calcule as capacidades disponíveis e necessárias para gerar a carga, depois trabalhe através de soluções de trabalhadores adequados.
  • - Roteadores de Fabricação costumam ser mantidos por engenharia, operações, ou contabilidade. Para obter ajuda na extração da informação e no entendimento do roteador, identifique quem é o dono da informação e trabalhe através dessa pessoa.
  • - É possível que os roteadores de fabricação sejam difíceis de obter e de entender. Se for o caso, não tenha medo de fazer perguntas até entender os dados com os quais está trabalhando.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer um plano de produção de uma fábrica