Como fazer um plano de negócios

Como fazer um plano de negócios

Realizar um plano de negócios credível e realista, é muito útil no caso de precisarmos obter um empréstimo para montar um novo negócio ou para conseguir financiamento de investidores, entre outras possibilidades. No entanto, são muitas questões a levar em conta e pode nem sempre ser fácil, por isso neste artigo de umComo.com.br, daremos algumas dicas para que saiba como fazer um plano de negócios.

Fonte fotografa: pbkfranquias.com

Passos a seguir:
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O primeiro passo que precisamos para criar um bom plano de negócios, é uma ideia de negócio, ao redor da qual girará nosso plano. Junto com a ideia, há que se determinar o produto ou uma série de produtos que temos que oferecer ao mercado, e na hora certa, quem são os consumidores potenciais deste produto. Uma vez definidos estes detalhes fundamentais, podemos começar a estudar cada um dos pontos do plano de negócios.

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Temos que realizar uma análise do mercado, para conhecer quem são nossos clientes em potencial, que valor de mercado podemos atingir ou que novidades entraram no mercado recentemente. Tudo isso que nos rodeia é o macroambiente da empresa. Para isso deve:

  • Conhecer nossos competidores: o que oferecem.
  • Preços do mercado nesse setor.
  • Métodos de distribuição.
  • Inovações do mercado.
  • Estratégias de marketing da concorrência.
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Outra questão importante é o desenho organizacional da empresa, isto é, o como esta vai se formar e funcionar para poder trabalhar e oferecer seus produtos:

  • Selecionar a forma jurídica de nossa empresa: limitada, anônima, individual, cooperativa, etc.
  • Organograma e organização formal do trabalho.
  • Recursos humanos.
  • Localização física do local de venda, de produção e de armazenamento.
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Uma vez que conhecemos o meio que nos rodeia e como estruturaremos a empresa internamente, teremos que fazer um plano de marketing para conseguir que nosso produto chegue aos consumidores:

  • Análise e coordenação das variáveis dos 4Ps ou marketing mix: preço, promoção distribuição e produto.
  • Segmentar o mercado para conhecer a procura e saber a quem temos que nos dirigir, de tal forma que tenhamos maior sucesso.
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Finalmente temos que saber se é viável economicamente nosso projeto, já que se não o for, nossa empresa não fará sentido. Precisaremos:

  • Saber onde podemos obter o financiamento , o que precisamos para pô-lo em prática, bem como o interesse e os prazos em que teremos que devolver os empréstimos.
  • Projeção futura de vendas e de rendimentos.
  • Cálculo de custos fixos e variáveis. Como podem ser alugueres de locais ou transporte, pessoal, matérias primas ou compra de produtos, entre outros.
  • Análise de possíveis riscos que podemos enfrentar. É recomendável realizar uma análise SWOT.

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