Partilhar

Como fazer um mau funcionário se demitir

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017

Quando não existe uma justa causa prevista em lei para demitir um funcionário, o empregador pode desligá-lo da empresa, mas deve arcar com alguns gastos extras, já que não há aparentemente uma razão para a sua decisão. Por isso, muitos empregadores optam por estimular de forma indireta o trabalhador a pedir a demissão. Para saber como fazer um mau funcionário se demitir confira as dicas que o umComo.com.br agrupou sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Como despedir um funcionário
Passos a seguir:
1

Não raro os empregadores ficam insatisfeitos com o desempenho de seus funcionários e desejam demiti-los. No entanto, é preciso ter uma justa causa para isso, sendo que existem várias razões previstas em lei. Porém, quando a insatisfação é por mau desempenho ou outro comportamento abstrato que não se encaixa nos motivos existentes, o empregador terá que gastar mais dinheiro ao demitir sem justa causa. Nessas horas, é possível fazer um mau funcionário se demitir, afim também de evitar futuros processos judiciais promovidos pelo ex-colaborador.

Como fazer um mau funcionário se demitir - Passo 1
2

Uma forma direta de estimular o empregado a pedir demissão é o chefe mostrando a sua insatisfação com ele. Recomenda-se que as empresas façam avaliações sistemáticas com os seus colaboradores, afim de que o seu desempenho seja avaliado, não só apenas para o empregador saber quais são os seus melhores colaboradores, como também para que maus funcionários saibam que estão deixando a desejar e que, a partir disso, possam melhorar. Caso o empregado não mostre melhoras, ele pode receber um tipo de carta de advertência. O chefe deve ter uma cópia do documento, no caso de futuramente ser surpreendido pelo ex-empregado com uma ação judicial.

3

Nem todo mundo quer largar o emprego, mesmo que saiba que não se adaptou à função. Por isso, o empregador pode dar um empurrãozinho para que o funcionário tome a decisão de se desligar da empresa. Para tanto, é preciso ajudar o empregado a perceber que ele não tem as habilidades que a empresa precisa. Uma forma de fazer isso é dar a ele uma tarefa difícil, mas que um profissional competente poderia executar e no prazo combinado cobrar resultados. No entanto, é importante que o chefe mantenha o respeito e a cordialidade.

4

Nesse sentido, outra dica é colocar o colaborador trabalhando sob pressão, junto a uma equipe de profissionais qualificados, para que perceba que está ficando para trás e que deve buscar um emprego onde possa ser realmente útil. Na hora de avaliar o grupo, o chefe não precisa apontar o dedo para o mau funcionário e dizer que ele é responsável pelo desempenho insatisfatório do grupo, mas indiretamente é possível dizer que existem pessoas que não estão se dedicando o suficiente ou que não são capazes de realizar as tarefas exigidas.

5

Se a empresa costuma incentivar financeiramente os bons funcionários, uma forma de mostrar que não está contente com o mau empregado é não lhe dar nenhum tipo de benefício. Claro que nessa hora é preciso ser coerente e incentivar os profissionais realmente produtivos, não é aconselhado criar uma situação constrangedora com outras pessoas apenas para cutucar o mau funcionário. Também é possível conversar de maneira aberta com o colaborador, para fazer com que ele perceba que o emprego no qual está não é a melhor opção para que ele possa crescer em sua carreira. Uma conversa franca pode ser uma forma simples de estimular o empregado a buscar oportunidades que realmente condizem com as suas habilidades ou onde ele pode aprender a desenvolvê-las.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um mau funcionário se demitir, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como fazer um mau funcionário se demitir

1 de 3

Voltar ao topo da página