Livros de contabilidade

Como fazer um livro de contas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um livro de contas

Na hora de fazer a contabilidade de um negócio ou inclusive do lar, é imprescindível dispor de um livro de contas, onde se possa registrar todas as despesas e rendimentos para que fique tudo registrado. Desta forma, será imprescindível anotar todo o dinheiro que entra e sai, junto com o conceito e a data em que se realizou essa transação. Neste artigo de umComo, explicamos alguns conselhos sobre como fazer um livro de contas.

Passos a seguir:
1

Tradicionalmente, o livro de contas tem sido o que seu nome indica: um livro ou caderno onde se pode anotar tudo aquilo que gastamos ou cobramos em nosso negócio ou no lar. No dia de hoje, podemos mudar o papel e caneta por um arquivo de computador como um documento Excel.

2

Você deverá organizar seu livro de contas por períodos de tempo, seja mensalmente ou semanalmente se quiser ter um controle mais exaustivo de suas contas. Para isso, deverá separar e diferenciar as despesas e rendimentos de cada um destes intervalos.

3

Da mesma forma, será necessário que inclua o conceito de cada um dos registros anotados e quando foram efetuados. Para isso, recomendamos que você organize por colunas, desmembrando assim o conceito, a quantia e a data; também pode acrescentar outras colunas com variáveis que queira destacar como pode ser o número de conta onde o pagamento ou cobrança foi registrado.

4

Também se destaca que em contabilidade podemos diferenciar entre:

  • Livro diário, aquele onde estão anotados os movimentos em função da data em que foram realizados.
  • Livro maior, que recolhe os fatos econômicos com base na conta que foi afetada.
5

Será fundamental a presença e rigor na hora de realizar o livro contábil, por isso, em algumas ocasiões é recomendável conseguir a ajuda e assessoramento profissional. Atualmente, podemos fazê-lo também através de um gestor de contabilidade on-line, uma ferramenta muito simples de manusear o gerenciamento da contabilidade já que encontraremos profissionais que resolverão nossas dúvidas fiscais e de contabilidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um livro de contas, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer um livro de contas