Como fazer um edital

Como fazer um edital

O edital é um dos documentos mais importantes para a realização de diferentes tipos de atividades, tal como os concursos públicos, processos seletivos e eventos. Um edital deve apontar as informações necessárias para a atividade acontecer, bem como ressaltar tudo o que o participante precisa saber para fazer parte.

O processo de escrita de um edital demanda muita atenção na hora de colher todas as informações necessárias. O que as pessoas não levam em conta é que muitas das informações de um edital deve ser pensada na visão do participante. Afinal, é para ele que o documento se dirige.

Para que todas esses detalhes estejam em ordem, neste artigo de umComo.com.br, iremos mostrar como se fazer um edital, de forma concisa e sem deixar nada de fora.

O conteúdo de um edital

No Brasil, um edital pode tanto ter caráter oficial quanto apenas informativo. Mas seu documento é, de fato, necessário em qualquer seleção pública que aconteça no país. Para isso, o conteúdo de um edital nada mais é do que as regras determinadas para o processo seletivo, evento, atividade ou contratação. Ou seja, o objetivo do documento é esclarecer as dúvidas das pessoas que querem participar, deixando claro a condução da atividade, tanto da parte legal quanto detalhes do processo. É preciso determinar tudo para que nada saia do previsto e não haja dúvidas quanto à participação. Não se preocupe com o tamanho, pois o edital é um documento que pode ser longo afim de esclarecer todos os pontos.

Tenha um propósito claro

Um edital pode abranger diferentes tipos de atividades. Justamente por isso, eles podem ser muito diferentes entre si. Mas o que todos tem em comum é um objetivo claro. Ou seja, ele deverá servir como guia, apresentando regras e explicações referentes a um tema em específico, com um propósito em mente. Seja ele contratar alguém para um trabalho ou selecionar vencedores de um concurso.

Seja objetivo

Apesar da quantidade de detalhes e da possibilidade de ser um documento longo, é necessário que haja muita clareza entre os assuntos e que a escrita seja feita “sem rodeios”. Ou seja, com português correto, parágrafos curtos e sem palavras muito complexas. Afinal, é necessário que o documento possa ser compreendido por todos e que a leitura possa ser breve, como um guia.

Estruture as informações

Para que haja maior clareza na leitura, uma dica é estruturar as informações do edital em ordem e por tópicos. Pense nos assuntos, nos níveis de informação e na ordem do processo. Ao separar as informações de forma correta, você irá facilitar o processo de consulta e tornará as informações mais claras e fáceis de se seguir. Lembre-se que o edital é um documento que funciona como guia, e será muito usado sob consulta durante todo o processo.

Levante questões que possam surgir

Uma ótima dica para ter certeza de que não esqueceu de colocar informações importantes é se colocar no lugar do participante. Busque pensar e agir como o público que irá ler seu edital. Liste as dúvidas que poderão surgir, questões que possam ter duplicidade de significados e até explicações que possam ser feitas através de exemplos. Use outros editais de atividades similares como base, e veja se conseguiu compreender tudo em cada um deles.

Passe confiança e profissionalismo

Ao final, não se esqueça de revisar e de incluir assinaturas dos responsáveis de forma manual. Mostrar profissionalismo é muito importante, pois gerará maior confiança sob a atividade que está propondo. O edital é um guia oficial, e tal documento deve ter não somente uma boa escrita, mas também uma aparência e diagramação profissional.

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