Partilhar

Como fazer um curriculum vitae moderno

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um curriculum vitae moderno

Um bom curriculum vitae (CV) chama à atenção de quem o recebe e assegura uma entrevista. O currículo pode ser feito de muitas formas, é preciso escolher o CV em função da sua formação e empresa a quem se quer dirigir. Pense no currículo vitae como uma campanha publicitária, é a primeira impressão que o seu leitor terá de como você é. Deve mostrar os seus feitos acadêmicos e a sua experiencia profissional, caso a tenha. Um curriculum moderno deve ser conciso, claro, bem estruturado, sem erros ortográficos e honesto.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer um curriculum vitae B
Passos a seguir:
1

Um curriculum vitae moderno começa pelos seus dados pessoais, a sua profissão, anos de experiência e uma foto. A foto deve ser adequada, uma vez que será a primeira imagem que o leitor terá de si e tem de estar apresentável. Este ponto é praticamente igual em todos os curriculum vitae.

Como fazer um curriculum vitae moderno - Passo 1
2

A seguir coloque a sua formação acadêmica, colocando primeiro a mais antiga e depois a mais recente. Por exemplo, a primeira será a sua formação escolar e depois a universitária.

Como fazer um curriculum vitae moderno - Passo 2
3

Agora coloque a formação complementar, como por exemplo, algum mestrado feito depois de ter terminado a sua carreira universitária. Também deverá colocar do mais antigo até ao mais recente.

Como fazer um curriculum vitae moderno - Passo 3
4

Neste ponto do curriculum moderno, deve colocar a sua experiência profissional. Nesta secção coloque os seus últimos empregos, desde o mais recente até ao mais antigo. Isto é recomendável se o emprego ao qual se candidata com este CV está relacionado com a última empresa onde esteve.

Como fazer um curriculum vitae moderno - Passo 4
5

Para finalizar o curriculum moderno, pode complementar com dados que possam ser do interesse das empresas, como por exemplo, os idiomas que conhece indicando o nível que tem, os seus conhecimentos informáticos, a sua disponibilidade de horários, disponibilidade para viajar, interesses, etc.

Como fazer um curriculum vitae moderno - Passo 5
6

Se este artigo lhe foi útil, gostaríamos de saber a sua opinião e/ou experiência sobre este artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um curriculum vitae moderno, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Escreva na primeira pessoa do singular.
  • Para formatar o seu CV utilize linhas separadoras entre cada secção.
  • Use uma letra clara e grande o suficiente, por exemplo, Arial ou Verdana em formato de carta para fazer um bom currículo.

Escrever comentário sobre Como fazer um curriculum vitae moderno

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Carlos Vicente
Olá malta, tudo q tenho a dizer é q as informações são muito útil, intuitivas pra vagas de empregos e muito precisa acima de tudo!!!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos, que bom saber que as informações foram úteis para você. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Alaide Débora Pereira António
Eu só alaide Débora Pereira António tenho 23 anos de idade so formada na área de gestão empresarial
andréa
legal.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Andréa, obrigada pelo comentário :)
Aldione S S.
Magnifico, muito obrigado, isso foi muito útil.

Como fazer um curriculum vitae moderno
1 de 6
Como fazer um curriculum vitae moderno

Voltar ao topo da página