Como fazer um curriculum vitae inverso

Como fazer um curriculum vitae inverso

O curriculum vitae cronológico inverso (CV) é menos tradicional, mas está se tornando cada vez mais popular. Consiste em começar pelos dados mais recentes, por isso tem a vantagem de realçar as suas experiências mais recentes que são obviamente as que mais interessam às pessoas susceptíveis de o contratarem. Por isso permite-lhe destacar a sua experiência mais recente, algo que é recomendável se tiver alguma relação com a empresa à qual está enviando o seu curriculum vitae.

Vai precisar de:
  • Computador
  • Impressora
  • Internet
Passos a seguir:
1

Um curriculum vitae cronológico inverso deve começar pelos dados pessoais, profissão, anos de experiência e uma foto sua. A sua foto deve ser adequada, uma vez que será a primeira imagem que o leitor irá ter, por isso deve estar apresentável.

2

A seguir deve colocar a sua formação acadêmica, colocando primeiro a mais recente e depois a mais antiga. Por exemplo, primeiro será a sua formação universitária e depois onde fez a sua formação escolar.

3

Agora deve colocar a formação complementar, como por exemplo, algum master feito depois de acabar o seu percurso universitário ou qualquer outro tipo de formação complementar.

4

Neste ponto do curriculum cronológico inverso, tem de colocar a sua formação pre-profissional ou profissional. Nesta secção ponha os seus últimos empregos, também desde o mais recente ao mais antigo. Isto é recomendável se o emprego ao qual se candidata com o seu CV tem alguma relação com a última empresa em que esteve.

5

Para finalizar o CV, ponha outros dados que possam ser do interesse para as empresas, como por exemplo, os idiomas que conhece indicando o nível que tem, os seus conhecimentos informáticos, a sua disponibilidade de horários, disponibilidade para viajar, interesses, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um curriculum vitae inverso, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Utilize uma letra clara e suficientemente grande, por exemplo, letra formato arial ou verdana para fazer um bom curriculum vitae.
  • Para formatar o seu CV utilize linhas separadoras entre cada secção.
  • Escreva na primeira pessoa do singular.