Partilhar

Como fazer um currículum vitae funcional

O curriculum vitae funcional está distribuído de forma a que a informação fique agrupada por temas. Deste modo, será possível observar rapidamente a sua formação e experiência em determinadas áreas. Ao seguir uma progressão, seleciona as suas características positivas e objetivos atingidos e, por outro lado, elimina informação indesejada, como por exemplo os períodos de desemprego, as alterações frequentes de trabalho, etc. Neste artigo, explicamos-lhe passo-a-passo como fazer um curriculum vitae funcional.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer um curriculum vitae cronológico
Passos a seguir:
1

Um curriculum vitae funcional deve ser iniciado com os seus dados pessoais, profissão, experiência profissional e uma fotografia. A sua foto deve ser adequada, já que será a primeira imagem sua que o leitor terá e, assim, deve estar apresentável.

Como fazer um currículum vitae funcional - Passo 1
2

Aqui, escreverá sobre o seu perfil profissional. Faz uma descrição geral do seu perfil profissional, colocando os trabalhos exercidos, funções desempenhadas, cargos, etc. Também deve escrever uma síntese das suas principais qualidades e capacidades para o trabalho pretendido. Fale dos seus sucessos. Não deve ser muito detalhado, dando apenas uma ideia geral das suas capacidades.

3

Refira as capacidades que tem nesta área em específico, fazendo um resumo das mesmas. Refira a experiência profissional nesta área e também os seus sucessos neste setor. Não tem que ser muito detalhado, mas deve conseguir dar uma ideia geral.

4

Depois, deve continuar a desenvolver o seu currículo vitae, referindo a sua formação académica. Deve fazer uma breve descrição dos seus estudos, em que a ordem cronológica é indiferente.

5

Para finalizar o currículo funcional, deverá colocar outros dados que possam ser de interesse para as empresas, como por exemplo os idiomas que conhece, indicando o seu nível, conhecimentos informáticos, disponibilidade horária e para viajar, outros interesses, etc.

6

Independentemente do estilo de CV que escolha, é muito importante conhecer os pontos essenciais para fazer um bom resumo de vida que o ajude a conseguir o emprego que deseja. Neste processo, deve assegurar-se que o seu curriculum está atualizado, para que seja realmente competitivo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um currículum vitae funcional, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Escrever na primeira pessoa do singular.
  • Para dar forma ao seu CV, utilize linhas separadoras entre cada uma das secções.
  • Utilize uma letra clara e suficientemente grande, por exemplo de formato arial ou verdana, para fazer um bon curriculum vitae.

Escrever comentário sobre Como fazer um currículum vitae funcional

1 comentário
marco farias
como faço meu curriculum?

1 de 6

Voltar ao topo da página