Como fazer um curriculum vitae europeu

Como fazer um curriculum vitae europeu

Este tipo de CV destina-se, principalmente para quem já têm experiência profissional, ao menos um mínimo de 2 anos. É um modelo muito recomendado pela Comissão Europeia, com a ideia de unificar o tipo de currículo utilizado pelos jovens profissionais em todo o âmbito da União Européia. Para as pessoas que acabam de terminar seus estudos, recomenda-se que faça um currículo padrão. Os principais pontos que devem ser considerados para fazer um CV é a informação pessoal, experiência de trabalho, educação e idiomas. Os demais itens separados servem como orientação. Não é necessário preenchê-los todos, mas só aqueles que você considera convenientes e úteis. A seguir, explicamos passo a passo como fazer um currículo europeu.

Vai precisar de:
  • Internet
  • Computador
  • Impressora
Passos a seguir:
1

Comece seu curriculum vitae pela parte superior da folha onde colocaremos: o nome, endereço, telefone, fax, RG, correio eletrônico e idade. Se quiser, você pode acrescentar uma fotografia.

2

Nesta parte do seu CV , escreva sobre o seu emprego desejado, bem como família profissional e sua experiência profissional. Descreva separadamente cada emprego relevante que tenha desempenhado, começando pelo mais recente e explicando tudo que é observado na imagem à direita.

3

A seguir, escreva sobre sua educação e formação, descrevendo separadamente cada curso realizado, começando pelo mais recente. Olhe a imagem.

4

Agora escreva sobre suas capacidades e competências pessoais, para melhorar o currículo europeu. Coloque os idiomas conhecidos, conhecimentos informáticos, artísticos, carteira de habilitação, etc.

5

Neste ponto, fale sobre outro tipo de informação, indique qualquer outra informação que possa ser relevante, por exemplo, pessoas de contato, referências, etc.

6

Para finalizar o CV Europeu, inclua os anexos que você considera necessários. Neste ponto, liste todos os anexos que estão anexados.

7

Os anexos de um bom curriculum vitae só serão enviados se forem expressamente solicitados: Não é conveniente de antemão enviar toda a documentação a respeito de nossas qualificações, nosso expediente acadêmico, cursos realizados, práticas profissionais realizadas, títulos credenciais de nível de idiomas, informática,...Só enviaremos a devida documentação se forem solicitados. Em outras ocasiões, estes documentos são apresentados no mesmo momento de realizar a entrevista pessoal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um curriculum vitae europeu, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Recomenda-se anexar uma foto na parte superior direita da primeira página.
  • É conveniente, também, registrar o CV através da Intranet.
  • Escreva na primeira pessoa do singular.
  • Utilize uma letra clara e suficientemente grande, por exemplo, letra no formato arial ou verdana para realizar um bom curriculum vitae.