Partilhar

Como fazer um curriculum vitae cronológico

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017

Um curriculum vitae (CV), chama a atenção de quem o recebe assegura uma entrevista. O currículo pode-se fazer de diferentes tipos como o cronológico, funcional e combinado. Pense num CV como uma campanha publicitária, é a primeira impressão que o leitor terá de si. Deve mostrar as suas realizações acadêmicas e a sua experiência profissional, no caso de a ter. Um currículo cronológico consiste em ordenar o curriculum vitae do mais antigo para o mais recente. Não é recomendável quando mudou de emprego com frequência, este formato tem a vantagem de ressaltar a evolução seguida. Destaque, se possível, a estabilidade e a evolução ascendente na sua carreira. Isto deve ser conciso, claro, bem estruturado, sem erros ortográficos e honesto.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer um curriculum vitae inverso
Passos a seguir:
1

Um currículo vitae cronológico deverá começar pelos seus dados pessoais, a sua profissão, quantos anos tem de experiência e uma foto sua. A foto deve ser adequada, uma vez que será a primeira imagem que o leitor tem sua e tem de estar apresentável.

Como fazer um curriculum vitae cronológico - Passo 1
2

De seguida, colocará a sua formação acadêmica, colocando primeiro o mais antigo e depois o mais recente. Por exemplo, primeiro será a sua formação escolar e de seguida a universitária.

3

Agora colocará a formação complementar, como por exemplo, algum mestrado feito depois de ter terminado a sua licenciatura.

4

Neste ponto do seu currículo cronológico, terá de colocar a sua formação pré-profissional ou profissional. Nesta seção, irá colocar os seus últimos empregos, também do mais antigo para o mais recente.

5

Para finalizar o CV, poderá colocar outros dados que possam ser de interesse para as empresas, como por exemplo, os idiomas que conhece indicando o nível que tem, os seus conhecimentos informáticos, a sua disponibilidade horária, disposição para viajar, interesses, etc.

6

Na modalidade deste tipo de CV pode conseguir também outra alternativa: o currículo vitae cronológico inverso. Lembre-se sempre que independentemente do modelo escolhido deve ter em conta que o tipo de fotografia escolhida seja a mais adequada e que o seu currículo está atualizado para que se torne num candidato verdadeiramente competitivo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um curriculum vitae cronológico, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Utilize uma letra clara e suficientemente grande, por exemplo a letra formato arial ou verdana para fazer um bom currículo.
  • Para formatar o seu CV utilize linhas separadoras entre cada uma das seções.
  • Escrever na primeira pessoa do singular.

Escrever comentário sobre Como fazer um curriculum vitae cronológico

1 de 6

Voltar ao topo da página