Criar um curriculum vitae

Como fazer um curriculum vitae B

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer um curriculum vitae B

Em umComo.com.com.br queremos tornar sua vida mais fácil por isso, entre muitas outras coisas, ensinamos a você múltiplas maneiras de realizar um bom curriculum vitae. Neste caso, ensinamos como fazer um curriculum vitae B. O primeiro passo é explicar o que é isto de curriculum vitae B: trata-se de um CV que ignora a informação acadêmica ou profissional especializada. Se você não trabalha faz tempo e tem urgência em trabalhar, certamente está procurando algo ainda que não esteja relacionado com sua formação. Por essa razão é importante criar um curriculum vitae B e, para descobrir como o fazer, continue lendo este artigo!

Também lhe pode interessar: Como fazer um curriculum vitae europeu

Índice

  1. Modifique a informação acadêmica
  2. Selecione a experiência de trabalho
  3. Reescreva aquela experiência que você já abandonou
  4. É um currículo temporário

Modifique a informação acadêmica

Não se trata de mentir, você simplesmente deve omitir a informação acadêmica que não lhe permita conseguir um trabalho atualmente. Se a necessidade for tanta que você precise de algum rendimento de maneira urgente, não hesite e desfaça-se dos cursos e diplomas que não tenham nada a ver com os trabalhos aos quais está concorrendo. Neste tipo de curriculum você deverá ocultar os cursos de especialização de sua formação acadêmica e se tiver realizado algum mestrado. O mesmo acontece caso você tenha um nível avançado de idiomas, mas que não irão ser úteis para o trabalho que você tenta atualmente.

Selecione a experiência de trabalho

O mesmo ocorre com a experiência de trabalho, ainda que neste ponto você deva ser mais cuidadoso do que com a formação. Pense que, sem dúvida, os vazios no seu curriculum vitae implicarão perguntas para saber o que você esteve fazendo durante o tempo que passou. Mencione o trabalho, mas não o cargo: se teve pessoas sob sua responsabilidade ou se tinha algum tipo de chefia. Em geral, as empresas veem os trabalhadores com excesso de qualificação como pessoas que vão durar pouco. Ou seja, que assim que conseguirem um trabalho melhor, irão embora.

Como fazer um curriculum vitae B - Selecione a experiência de trabalho
Imagem: designportugal.net

Reescreva aquela experiência que você já abandonou

Sabemos que um curriculum vitae não pode conter toda a informação da nossa vida profissional, por isso o processo natural é eliminar aqueles primeiros trabalhos que não eram especializados. Por outro lado, para realizar o curriculum vitae B seria bom você recuperar alguns desses trabalhos (se não estiverem excessivamente distantes no tempo) e que, além disso, você os expusesse em um formato cronológico. Desta maneira você poderá colocar em evidência que está preparado para fazer qualquer tipo de trabalho e tirará a atenção do possível excesso de formação.

É um currículo temporário

Têm surgido muitos detratores do denominado currículo B que defendem que este é inferior por dois motivos: as empresas saem prejudicadas ao contratarem trabalhadores que tratarão de encontrar um novo e melhor emprego brevemente, e porque este modelo pode gerar frustração para os trabalhadores, que se veem a trabalhar em algo abaixo de suas possibilidades. A realidade faz com hoje em dia muitas pessoas com níveis de formação altos tenham problemas para encontrar emprego, no entanto, desde que o façam de forma legal, não há nada de errado em recorrer a outras opções como o currículo B.

Como fazer um curriculum vitae B - É um currículo temporário
Imagem: sabado.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um curriculum vitae B, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Nunca minta em seu currículo, você simplesmente deve ignorar a informação que não for interessante para o cargo.
  • Você deve selecionar, para cada caso, a informação disponível.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: designportugal.net
Imagem: sabado.pt
1 de 3
Como fazer um curriculum vitae B