Partilhar

Como fazer um currículo para estágio

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um currículo para estágio
Imagem: grupocetefe.com.br

Para conseguir qualquer tipo de emprego é necessário fazer um Curriculum Vitae. Para estágios, não seria diferente. Existem diversas técnicas por trás do desenvolvimento de currículos para estágios que podem te fazer alcançar o estágio ideal. Se concorrida a vaga, o currículo pode ser decisivo para alcançar aquela vaga que te trará experiência e competência profissional para adentrar o mercado profissional. Nesse artigo feito por umComo, buscaremos te dar todas as dicas sobre como fazer um currículo para estágio, buscando te auxiliar a alcançar aquela vaga de estágio dos seus sonhos. Continue lendo para aproveitar esse aconselhamento profissional.

Também lhe pode interessar: Como fazer um curriculo especifico
Passos a seguir:
1

Um currículo para estágio eficaz deve ser simples, clínico e sem enrolação. Como já se sabe que você é jovem e um pouco inexperiente na área, essa é a base geral do seu currículo. Somente utilize as informações gerais importantes, sem espaço para "encheção de linguiça". Visto que é um currículo sem experiência, tudo fica mais simples.

2

Os modelos para curriculum vitae para estágio podem variar, tal como os de vagas normais de trabalho. No entanto, busque utilizar um modelo com diagramação boa, clareza nas ideias, limpeza estética e se atente muito para uma boa ortografia. Esses são os erros mais graves em currículos hoje em dia: a falta de conhecimento da língua e as gafes ortográficas.

3

As informações essenciais que devem estar em seu currículo para estágio são:

  • Informações pessoais: Nome, naturalidade, endereço, telefone, estado civil, CEP, telefone fixo, celular e endereço eletrônico (e-mail).
  • Objetivo: Sem muitas delongas e enrolações, diga o que você deseja alcançar com esse estágio para a sua vida.
  • Formação acadêmica: informe qual é o curso que você está fazendo, em qual instituição está sendo feito e não se esqueça de inserir a previsão de término do curso.
  • Idiomas: informe ao contratante quais são os idiomas que você fala com fluência e que serão úteis para a sua área, além de informar a escola em que aprendeu e o nível de fluência no idioma.
  • Experiência: cite atividades profissionais que você fez que possam te ajudar. Se você por exemplo, almeja um estágio para a área de Jornalismo, cite alguma entrevista ou reportagem que fez durante o seu curso.
  • Informática: cite os seus conhecimentos com softwares e sistemas operacionais, como por exemplo, se você sabe utilizar o Photoshop e isso te ajuda na sua área, é importante citar.
  • Atividades complementares: serviços complementares (ajuda em ONGs, trabalho voluntário, condução de estudos) dentro da área que mais lhe agrada.
4

Lembre-se que é interessante que só o útil seja informado. Ultimamente, os setores de recursos humanos têm cada vez mais recusado profissionais que buscam melhorar a sua imagem profissional através de informações desnecessárias. Um bom currículo específico para estágio é sucinto e direto.

5

E obviamente, se a empresa requisitar alguma informação adicional que não foi citada nesse manual, não se esqueça de a inserir. Esquecer de alguma informação crucial na elaboração de currículos é, de certa forma, perder a vaga por bobeira, isso é essencial para uma empresa que vai contratar estagiários. E você não quer isso ou quer?

Como fazer um currículo para estágio - Passo 5
Imagem: modelosfaceis.com.br
6

Uma coisa é fato: um bom currículo e a experiência profissional necessária já te deixam muito mais à frente profissionalmente numa busca de emprego. Não existem grandes complicações na execução de um bom currículo e se você tiver destreza e clareza nas ideias, já estará quase dentro do estágio de seus sonhos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um currículo para estágio, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Evite um currículo com mais de uma página.
  • Omita informações que não agregam valor à vaga concorrida.

Escrever comentário sobre Como fazer um currículo para estágio

Como fazer um currículo para estágio
Imagem: grupocetefe.com.br
Imagem: modelosfaceis.com.br
1 de 2
Como fazer um currículo para estágio

Voltar ao topo da página