Partilhar

Como fazer um bom curriculum

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um bom curriculum

Um bom curriculum vitae (CV) chama à atenção de quem o recebe e assegura uma entrevista. O currículo pode ser feito de diferentes formas como por exemplo o cronológico, inverso, funcional e combinado. Pense no CV como uma campanha publicitária, é a primeira impressão que o leitor terá de como é. Deve mostrar os seus feitos acadêmicos e experiencia de trabalho, no caso de ter alguma. O curriculum deve ser conciso, claro, bem estruturado, sem erros ortográficos e honesto.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Conselhos para fazer um bom curriculum vitae
Passos a seguir:
1

Antes de começar o seu curriculum vitae, terá de seguir uma serie de conselhos prévios. Comece o seu curriculum vitae pela parte superior da folha onde colocará: o nome, direção, telefone, fax, RG/BI, correio eletrônico e idade. Se quiser pode colocar uma fotografia.

Como fazer um bom curriculum - Passo 1
2

A seguir coloque o seu nível de escolaridade por ordem cronólogica, tanto a escolar como a universitária.

Como fazer um bom curriculum - Passo 2
3

Em seguida adicione a experiência de trabalho, ordenada cronologicamente. (Este ponto pode estar depois da educação, como entender).

Como fazer um bom curriculum - Passo 3
4

Para terminar o CV, ponha os idiomas que conhece indicando o nível que tenha desses mesmos idiomas. Os conhecimentos informáticos e programas que saiba utilizar. E finalmente os interesses como ecologia, desportos, jardinagem, etc.

Como fazer um bom curriculum - Passo 4
5

Para formatar o seu CV utilize linhas separadoras entre cada uma das secções. Tente seguir uma estrutura de quatro partes bem diferenciadas.

6

Utilize uma letra clara e suficientemente grande, por exemplo letra formato arial ou verdana para realizar um bom curriculum vitae.

7

Para fazer um bom CV também deve utilizar um bom papel. Devemos usar sempre folhas padrão (preferencialmente A4). DE qualquer modo, devemos evitar o uso de papel colorido e de má qualidade. Também deve lembrar-se que um excesso de originalidade na altura da elaboração de um CV pode influenciar negativamente os valores do mesmo. Devemos por de lado a ideia de enviar fotocópias de muita má qualidade do nosso CV. Esta é uma questão com a qual nos devemos preocupar.

8

Um bom curriculum vitae deve ser escrito na rimeira pessoas do singular: Evite a terceira pessoa. A primeira pessoa oferece sempre uma comunicação mais direta com o seu interlocutor. Evite támbem erros que possam prejudicar o seu curriculum e deixe de ser um bom curriculum.

9

Os anexos de um bom curriculum vitae só se enviam no caso de serem expressamente solicitados: Não é conveniente de antemão enviar toda a informação das nossas qualificações, nosso registro acadêmico, cursos realizados, práticas profissionais realizadas, títulos acreditados de níveis de idiomas, informática,...Só no caso de nos serem solicitados é que os iremos trazer. Noutras ocasiões; estes documentos são apresentados no mesmo momento da entrevista pessoal.

10

Se este artigo lhe foi útil, gostaríamos de saber a sua opinião e/ou experiencia sobre este artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um bom curriculum, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Escreva de uma forma clara e simples.
  • Não faça um curriculum com mais de uma página.

Escrever comentário sobre Como fazer um bom curriculum

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Sara Viega
Olá Paulo, muito obrigada pelo seu comentário!
Paulo Junior
Muito boa as dicas, me ajudaram muito. segue um gerador de currículo para facilitar as vida. http://www.******.com.br/blog/dicas-informatica/modelo-de-curriculo-vitae-gratis um modelo padrão, formal e muito utilizado por pessoas que estão em busca de uma oportunidade de emprego.
Agatha
Texto equivocado. Um curriculum é algo formal, e portanto jamais deve ser escrito na primeira pessoa.

Como fazer um bom curriculum
1 de 5
Como fazer um bom curriculum

Voltar ao topo da página