Como fazer para a empresa me demitir

Como fazer para a empresa me demitir

várias razões para um colaborador querer sair da empresa onde trabalha. Pode ser por não se identificar com a função que desempenha, por se sentir desmotivado, por não conseguir lidar com colegas conflituosos ou, pior, por sofrer assédio no local de trabalho. A maioria das empresas não facilita e evita a todo o custo despedir seus colaboradores porque desta forma terá de lhes pagar indemnizações, o que não é favorável para elas. Certas pessoas têm necessidade de apressar este processo e se demitem elas próprias, saindo sem qualquer tipo de recompensa. Se não é essa a opção que mais lhe agrada, continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como fazer para a empresa o demitir.

 

Propor um acordo de demissão

Esta é a forma mais pacífica de tentar chegar a um consenso com a empresa. Fale com um superior seu, exponha seus problemas e faça com que ele veja que sua situação não pode mais manter-se assim e que prefere ir embora sendo despedido por eles. Se suas razões forem válidas e seu superior for uma pessoa honesta e compreensiva, poderá de fato ajudá-lo, demitindo-o.

Rescindir o contrato por causa justa

Se sua empresa abusa de você, forçando-o a desempenhar tarefas que estão acima das suas possibilidades, a trabalhar horas extraordinárias sem receber nada por isso, se é mal tratado por seus superiores, se há constantemente um atraso considerável no pagamento de seu ordenado ou qualquer outro tipo de ocorrência que não esteja mencionada no contrato ou que faça parte da lista do artigo 483 da CTL, você pode rescindir o contrato por causa justa, recebendo ainda uma indemnização por danos morais. Fale com seu advogado de forma a que ele o oriente neste tipo de rescisão de contrato.

 

Acionar a empresa judicialmente

Se as formas anteriores não funcionaram e você simplesmente já não pretende mais continuar tentando chegar a um acordo pacífico com sua empresa,leve-a a tribunal de forma a que lhe seja reconhecida a rescisão indireta. No entanto esta hipótese apenas irá funcionar se você tiver um argumento muito bom, como os exemplos referidos no ponto acima, e não apenas porque o ambiente de trabalho é ruim e você está farto de seus colegas.

Ausentar-se por longos periodos

Toda a empresa precisa de seus colaboradores trabalhando, porque apenas desta forma será gerada produção e lucro. No entanto, você pode se virar e encontrar uma forma de faltar frequentemente de forma justificada recorrendo, por exemplo, a atestados médicos, chegando mais tarde ou saindo mais cedo porque estava indisposta, alegando que sua vida pessoal e familiar não lhe permite se concentrar no trabalho, etc. Estas são razões justificáveis para que se falte, no entanto não com tanta frequência, mas como seu objetivo é mesmo ser demitido, pode ser que consiga desta forma.

 

Provocar o despedimento por comportamentos pouco éticos

Pode optar por enveredar por comportamentos pouco éticos, ofensivos ou até violentos de forma a encher o saco de seus superiores fazendo com que o demitam mais cedo ou mais tarde. No entanto esta forma não é de todo a mais aconselhada, pois o mais provável que pode acontecer é sua empresa o despedir por justa causa, obrigando-o ainda a pagar indemnizações, como no segundo ponto, só que ao contrário.

Estudar bem o CTL

Feliz ou infelizmente, e por mais razões que existam, não há nenhuma lei que obrigue uma empresa a demitir colaboradores, pois o direito de trabalho brasileiro baseia-se no princípio da continuidade de emprego. No entanto há certas exceções, escritas "entre linhas" e as quais você pode usar para ser demitido. Para isso estude muito bem o CTL, ou a Consolidação das Leis do Trabalho, que é o documento que reúne todos os deveres e direitos do empregado e do empregador. Se ao analisar esse documento encontrar alguma irregularidade relacionada com o trabalho que você está executando em sua empresa, use-a a seu favor.

 

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer para a empresa me demitir, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Como temos vindo a referir em vários artigos a comunicação é a melhor forma de resolver vários problemas e evitar mal entendidos.
  • Em umComo.com.br recomendamos que tente fazer um acordo pacífico com a sua entidade empregadora caso queira deixar o seu trabalho, e evite ao máximo acordos litigiosos. Se não tiver outra alternativa fale com um advogado.