Inventário

Como fazer o inventário de uma loja

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer o inventário de uma loja
Imagem: lajornadanet.com

O processo de fazer um inventário é uma tarefa obrigatória para todo o mundo que possui uma loja ou comércio, pois é o segredo para seu bom funcionamento. Um inventário em dia ajuda a estar atualizado com a situação financeira de um negócio, ter o estoque controlado e conhecer de verdade as necessidades dos clientes. Para conhecer mais detalhes sobre isso, no seguinte artigo de umComo contamos a você como fazer o inventário de uma loja.

Passos a seguir:

1

Realizar o inventário em qualquer comércio é uma tarefa que é conveniente realizar de forma periódica. Apesar de que muitas empresas esperam o fim do ano fiscal para fazer isso, não é aconselhável esperar tanto se quiser estar informado sobre a viabilidade econômica do negócio em todo o momento. O melhor é estabelecer a frequência para realizar o inventário em função do volume de vendas e produtos.

2

O inventário, para ser mais exatos, é um sistema de controle que deve ser quanto mais preciso melhor. A tarefa consiste basicamente em gerenciar o estoque e realizar a contagem de todas as existências físicas reais, isto é, de todas as unidades que tenhamos de cada um dos produtos para depois introduzir no programa informático usado para gerenciar as vendas. Isto permitirá comparar os dados e comprovar se os números batem ou existem desvios (faltam ou sobram produtos) que devem ser regularizados.

3

Para fazer um inventário de forma adequada, com sucesso, é recomendável levar à prática alguns métodos como os que mencionamos a seguir.

  • O primeiro é contar com um sistema de códigos que seja diferente para cada um dos produtos, assim será bem mais fácil de contabilizar e diferenciar cada um deles.
  • Confeccionar uma lista tanto dos produtos que mais foram vendidos como dos que não tiveram tanto sucesso e levam muito tempo guardados no armazém. Isto permitirá saber quais são os produtos que devemos ter em todo momento na loja, quais precisam de uma promoção maior para serem vendidos, se é necessário ajustar os preços, etc.
  • Por tudo isso, manter o inventário atualizado é o segredo para o bom funcionamento do negócio. Poderemos tomar as decisões mais corretas, examinar com detalhes as exigências dos nosso clientes e oferecer a eles os produtos ou serviços que mais demandam.
4

Atualmente, existem ferramentas informáticas e programas de gerenciamento de estoque que fazem a tarefa do inventário de uma loja ou comércio bem mais rápida e simples. Por isso é recomendável ter um banco de dados para poder introduzir toda a informação. Mesmo assim, se não souber muito bem como realizar esta tarefa ou precisar de assessoramento profissional, existe a opção de contratar o serviço de um gerenciador on-line que facilite as ferramentas oportunas para fazer o inventário do nosso comércio de forma eficiente e ótima.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o inventário de uma loja, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: lajornadanet.com
Como fazer o inventário de uma loja