Como fazer documento de união estável

Como fazer documento de união estável

É muito comum encontrar pessoas que, apesar de viverem juntas e possuírem uma relação afetiva de longa duração, não se casaram formalmente. Nesses casos, com a finalidade de amparar juridicamente as partes em caso de separação ou morte, é possível solicitar o reconhecimento da união estável. Nos tópicos abaixo estão dispostos os requisitos e documentos para obtenção da Declaração de União Estável – documento que formaliza a união entre duas pessoas, tal qual um casamento.

Passos a seguir:
1

Algumas características devem ser observadas para solicitar o reconhecimento da união como entidade familiar, nos termos da Lei 9.278/1996, as quais são:

  • Relacionamento público, contínuo e duradouro;
  • Respeito de um para com o outro;
  • Assistência mútua;
  • Proteção e educação dos filhos.
2

Parte fundamental para o reconhecimento da união estável é a intenção das partes em constituir família – o que não quer dizer exatamente ter filhos –, mas é um importante diferenciador do namoro, relação na qual não há estabilidade ou a franca inclinação para a constituição de um núcleo familiar.

3

Assim como a Certidão de Casamento, a Declaração de União Estável pode ser solicitado junto ao Cartório de Notas, ou ainda no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

4

Para efetivação da declaração junto ao Cartório de Notas, os seguintes documentos devem ser apresentados:

  • Documento de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física;
  • Certidão de Nascimento, ou Certidão de Casamento com averbação de separação ou nulidade;
  • Comprovante de residência;
5

A outra forma e reconhecimento se dá pela emissão e registro do Contrato de União Estável, no qual constará o início da relação, condição das partes em caso de separação ou morte, entre outras cláusulas pertinentes. Para isso, será necessária a intermediação de um advogado, que irá submeter o contrato ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

6

Na formalização da união estável, as partes não sofrem alteração em seu estado civil, como no casamento. Porém, há similaridade dos direitos que assistem o casamento e a união estável. Tais como comunhão de bens, prevista no documento que regularizou a união, pensão alimentícia, herança, etc.

7

A Lei 10.046/2002, o Código Civil, prevê situações em que tanto o casamento quanto a união estável não poderá ocorrer. Além do impeditivo por laços de parentesco, estão excluídos do reconhecimento de união estável as partes que estejam formalmente casadas com outrem, e ainda no caso de relação entre condenado por homicídio e o cônjuge do assassinado.

Leia também: Como fazer um ofício

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer documento de união estável, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Conselhos
  • No caso de separação ou morte, será declarada a dissolução da união estável.